Faleceu Eduardo Branco
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS ACONTECIMENTOS Faleceu Eduardo Branco

Faleceu Eduardo Branco

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 

altFaleceu o Eduardo Branco (Becas para os amigos) uma figura emblemática do desporto Moçambicano e um Homem muito ligado ao basquetebol como praticante de excelência e treinador de referencia.

No seu clube de sempre, o Desportivo de Lourenço Marques conquistou todos os títulos de Moçambique e galardões individuais. Em 1963 foi internacional por Portugal numa selecção comandada pelo Tenente Coronel Alfredo Neves e da qual faziam parte Mário Mexia, Mário Albuquerque, Herminio Barreto, Manuel Campos, Reis Pires, Joaquim Carlos, José Valente, Encarnação, Sérgio Carvalho, Ip Chin Ah e Benjamim Ferro.

Como treinador foi campeão nacional universitário pela Associação Académica de Lourenço Marques em 1968 onde jogavam Quim Neves, Aurélio Vaz,Carlos Neves, Diogo Amoroso, F. Almeida. Foi o primeiro selecionador nacional de Moçambique após a independencia.

Em Portugal continental treinou o Sport Lisboa e Oriental, o Sport Lisboa e Benfica, o Ateneu Comercial de Lisboa e o Estoril Praia.

Na qualidade de técnico da Direcção Geral dos Desportos foi o responsável técnico dos Jogos Juvenis Nacionais de Minibasquete realizados em 1979 em Castelo Branco.

Foi membro do primeiro Comité Nacional de Minibasquete com Daniel Siva e Eduardo Monteiro.

Na década de oitenta, juntamente com Diogo Amoroso Lopes e Carlos Alemão, implementaram um plano de desenvolvimento do basquetebol nos Açores.

Foi membro da comissão executiva das Jornadas Olímpicas da Juventude Europeia organizadas pelo Comité Olímpico de Portugal em 1997 em Lisboa.

O Eduardo Branco partiu para sempre, o basquetebol e o desporto nacional ficaram mais pobres, os AMIGOS nunca o esquecerão.

As nossas condolências aos seus familiares.

 

Comentários 

 
0 #1 Hugo Branco 02-01-2013 11:01
R.I.P. avô ... tas sempre connosco
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária