A galinha e o ovo
 
Faixa publicitária

A galinha e o ovo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

altDurante muitos anos, e ainda agora existem muitas situações destas, os treinos de minibásquete passam por ensinar o drible, o lançamento e o passe, ensinar as regras básicas do jogo e no fim colocar as crianças em situação de jogo.

Felizmente que a noção de ensinar o jogo é ensinar a tomar decisões, vai crescendo um pouco por toda a parte. Vários são os exercícios que já apresentei em que são as crianças que tem de compreender a solução e a partir daí, tomarem decisões. A questão de qual das duas é mais importante, a decisão ou a técnica, é um pouco a questão do ovo e da galinha. Nem a decisão certa executada incorrectamente serve, nem o fundamento executado correctamente fora do contexto tem alguma aplicação ao jogo. Por exemplo, dominar todas as técnicas de fintas e arranque no drible sem fazer passos, se nunca se arrancar no momento certo e para o sítio certo, seguramente que não terá grande utilidade; assim como arrancar em drible no momento ideal e para o sítio certo, efectuando sempre passos, também não será grande solução.

Cada exercício tem o seu objectivo e a sua função. Em conversa com o Sérgio Rosmaninho sobre a composição dos monitores para o próximo jamboree falávamos em formas de desenvolver a compreensão desta capacidade. Quem está a dar o treino deve saber exactamente o que quer daquele exercício e o que terá de corrigir durante a sua execução. Muitas vezes os treinadores menos experientes utilizam exercícios que lhes agradaram, mas nas suas correcções ou ausência destas, nota-se que não sabem bem qual a finalidade do exercício. Muitos anos de experiência e muitos anos de trabalho no campo permitem-me dizer, que embora nalguns casos, a ligação do que estou a fazer não seja evidente, sei exactamente o que pretendo com cada um dos exercícios que apresento. No exercício que a seguir apresento, para além de estar a ensinar o drible de progressão e protecção e as mudanças de direcção, pretendo desenvolver a capacidade de dissociação do olhar e do drible.

Pode ver o exercício aqui.

Para ler o artigo precisa de Adobe Reader. Pode fazer o download de programa aqui.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária