Crónica da 21ª Jornada
 
Faixa publicitária
Localização: HOME 1ª DIVISÃO FEMININA 1ªDIV Feminina: Noticias Crónica da 21ª Jornada

Crónica da 21ª Jornada

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

altFicou guardada para a última jornada da 1ª Divisão Feminina a definição das 8 equipas que irão disputar o Play-off, bem como o respectivo ordenamento.

Há imagem do que foi a fase regular da competição, o equilíbrio, emoção e incerteza mantiveram-se nesta última jornada.

O Estoril recebeu o já apurado Coimbrões e precisava de vencer, sobre pena de ficar de fora do Play-off. O Estoril, com uma boa estratégia de jogo, anulou as jogadoras mais influentes das visitantes e garantiu o triunfo (48-40), assegurando o 7º lugar e empurrando o Coimbrões para o 8º lugar. A ansiedade retirou alguma eficácia às jogadoras do Estoril, que falharam alguns lançamentos fáceis na 1ª parte. Apesar disso, o Estoril foi comandando sempre o marcador até ao intervalo (26-18). Na 2ª parte, o Coimbrões, com uma boa defesa, conseguiu anular os pontos fortes do Estoril e aproximou-se no resultado. No entanto, as Estorilistas estiveram mais determinadas na parte final do jogo e seguraram o triunfo e apuramento para o Play-off.

O C.P.N. estava obrigado a vencer e esperar pela derrota do Estoril, para conseguiur o apuramento para o Play-off. O C.P.N., como lhe competia, entrou forte e aos 2 minutos de jogo vencia por 5-0. O Gafanha reagiu, conseguindo alguns roubos de bola, registando-se 12-5 no final do 1º parcial. No 2º período, O C.P.N. aumentou a intensidade defensiva e foi eficaz no contra-ataque, logrando aumentar a vantagem para 26-15 ao intervalo. No 3º período o C.P.N. conseguiu dilatar a vantagem para os 17 pontos, mas o Gafanha com 2 triplos consecutivos encurtou a desvantagem para 38-27 (final do 3º período). O Gafanha chegou ao último período com maior frescura física, pelo que, aproveitou para aumentar a pressão defensiva e o ritmo de jogo, o que se traduziu numa aproximação a 2 pontos à entrada para o último minuto. No entanto, o C.P.N. esteve mais sereno no ataque e eficaz defensivamente nos momentos finais (conseguiu 2 recuperações de bola nos últimos 25 segundos), o que permitiu garantir o triunfo (50-46). O C.P.N., apesar do triunfo, ficou no 9º lugar e o Gafanha em 10º.

O Montijo, na deslocação a Calvão, confirmou a superioridade que demonstrou ao longo de toda a fase regular (apenas 1 derrota) e alcançou novo triunfo (35-54). Frente-a-frente duas equipas com jogadoras de elevada estatura, mas com um Montijo mais regular e eficaz ao longo de todo o jogo. O Colégio Calvão passou por dificuldades na concretização, perante a boa defesa forasteira. O Montijo classificou-se destacado no 1º lugar e o Colégio Calvão, com esta derrota, hipotecou as possibilidades de subir ao 2º lugar, ficando então na 3ª posição.

A E.M.A. Meneres tinha que triunfar na recepção ao Lousada para garantir o 2º lugar, sem depender do resultado do Calvão. A E.M.A. Meneres, aproveitando a desconcentração inicial do Lousada, entrou bem no jogo, com uma boa prestação defensiva e com um superior aproveitamento do contra-ataque (24-12 no final do 1º período). No 2º período, o Lousada continuava com dificuldades defensivas e esteve desastrado no ataque (apenas 2 pontos convertidos). Assim, o resultado disparou para 38-14 ao intervalo. No 3º período, o Lousada teve uma clara mudança de atitude, conseguindo causar muitas dificuldades ofensivas à equipa da casa, mas no ataque continuava a não conseguir transformar as superioridades criadas em pontos (parcial do 3º período 9-10). No 4º período, com o resultado em 47-24, o Lousada teve os seus melhores 10 minutos, mas a reacção acabou por ser tardia e não permitiu mais que uma aproximação no resultado final de 51-42 (parcial do 4º período 4-18). Assim, a E.M.A. Meneres e o Lousada mantiveram, respectivamente, a 2ª e 6ª posição.

Na Madeira, defrontavam-se o 4º (Ovarense) e 5º (Marítimo) classificados, num jogo que em nada alteraria a classificação. Apesar disso, como é habitual, as duas equipas imprimiram um ritmo de jogo elevado. Resultado disso, assistiu-se a um grande equilíbrio e a uma pontuação elevada. O Marítimo acabou por vencer (66-60) e as duas equipas têm já novo encontro marcado na 1ª ronda do Play-off.

O Quarteira, após um campeonato de grande sacrifício, não conseguiu reunir condições para comparecer ao jogo em Santarém, pelo que averbou nova derrota. O Santarém classificou-se no 11º e penúltimo lugar e o Quarteira em 12º.

Classificação Final da Fase Regular

alt

Play-off 1ª Eliminatória

22/04/2011
Lousada A.C. - ColCalvao/MarisCªNova

23/04/2011
C.S.M. / C.S.CAB - Ovarense/HELLO KITTY
S.C. Coimbrões - MONTIJOBANDABASKET
Estoril Basket - Esc.M.Alberta Menéres

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária