As nomeações dos árbitros
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS 100 ANOS BASQUETEBOL As nomeações dos árbitros

As nomeações dos árbitros

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 14
FracoBom 

As nomeações dos árbitrosNas origens do jogo este era arbitrado pelos professores e praticantes com alguma experiência, quadro que nomeadamente nos escalões mais novos ainda acontece com muita frequência nos dias de hoje.

No final da década de 20 de século passado, com o surgimento, primeiro das Associações logo de seguida das Federação, a arbitragem deu os seus passos iniciais para se autonomizar. Desempenhando um papel difícil e complexo dentro da modalidade a sua melhoria muito contribui para a evolução da modalidade. Os primeiros passos para o aperfeiçoamento técnico da arbitragem foram dados em 1928, quando surgiram as primeiras provas práticas e teóricas para que os candidatos pudessem vir a ser considerados árbitros oficiais.

Em 1933 a propósito duma circular da FIBA resolveu a FPB fazer um regulamento para a criação da classe de árbitros nacionais. Para o elaborar foi encarregado Artur Pereira Araújo. Desde ai até aos nossos dias longo foi o caminho da arbitragem portuguesa, que conta felizmente com um número considerável de árbitros internacionais. A qualidade e confiança no seu trabalho são fundamentais para a evolução da modalidade e ser arbitrado por bons árbitros é como diz o Prof. Olimpio Coelho um privilégio. “Recordo que nos meus começos de treinador (final dos anos 60) pontificavam na arbitragem Artur Tavares e Alberto Costa (primeiros árbitros internacionais), à época referências e exemplo para os demais. Posteriormente era um privilégio ser arbitrado por Orlando Rebelo, José Araújo, Rui Valente, António José Coelho, Álvaro Martins…”

Eis a lista dos árbitros nomeados:

A
Alberto Costa
Álvaro Martins
António Batista
António Pimentel
Artur Rezende
Artur Ribeiro Tavares

C
Carlos Tomás

F
Fernando Rocha
Francisco Ramos

J
José Araújo
José Filipe
José Martins
José Miguel Freitas
José Nina

L
Luís Lopes
Luís Machado

M
M. Ribeiro da Silva
Manuel Domingues

O
Orlando Rebelo

P
Pedro Jorge

R
Rui Valente

S
Sérgio Bravo
Sónia Teixeira

T
Tó Zé Coelho

V
Valdemar Cabral

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária