O legado dos pais
 
Faixa publicitária

O legado dos pais

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 15
FracoBom 

San Payo AraújoOs momentos das fases finais de múltiplas competições de basquetebol já estão a decorrer ou aproximam-se rapidamente. Nestes momentos as emoções crescem naturalmente e ficam mais ao rubro,

o que leva às vezes a excessos e comportamentos inapropriados de alguns espectadores, nomeadamente pais, quando se trata de competições dos escalões mais novos e claques organizadas quando falamos dos adultos.

Entre adeptos da modalidade já ouvi dizer que à semelhança do futebol, os adeptos fanáticos são necessários à modalidade, pois dão mais vida e cor aos pavilhões.

Sei que é uma questão semântica, mas pessoalmente, acima de tudo quero ver os pavilhões cheios de pessoas empenhadas e entusiasmadas e não gosto da expressão de adeptos fanáticos, porque nunca gostei de fanatismos.

Para melhor explicar a diferença recorri à origem e explicitação do significado das palavras fanatismo e entusiasmo.

Fanatismo vem do latim “fanaticus” e é caracterizado por serem pessoas com comportamentos excessivos em função de uma causa. Em psicologia o conceito de fanatismo está associado a conceitos como: agressividade excessiva, preconceito, estreiteza mental, ódio, subjectividade de valores e intenso individualismo.

Por outro lado entusiasmo vem do grego “en theos” que quer dizer literalmente em Deus. Actualmente esta palavra tem por significado estar num estado de grande arrebatamento e empenho. Uma pessoa entusiasmada está disposta a enfrentar as dificuldades e os desafios não se deixando abater e transmitindo confiança às pessoas em seu redor. O entusiasmo pode e deve ser considerado um estado de espírito optimista.

Se os pais estão preocupados em educar os seus filhos, quando vão assistir aos jogos dos seus filhos, devem deixar os fanatismos de parte e levarem o seu entusiasmo. Comportamentos inadequados não são certamente um bom exemplo para ninguém, muito menos para os vossos filhos.

O exemplo pode não ser a única maneira de educar, mas é certamente a maneira mais segura e eficaz e educação é o maior legado os pais podem deixar aos seus filhos.

 

Comentários 

 
+2 #2 San Payo 14-05-2013 23:10
Caro Humberto

Caro amigo e companheiro obrigado pelo apoio e pelos pertinentes comentários que costumas escrever no Planetabasket.

Um abraço
Citar
 
 
+2 #1 Humberto Gomes 14-05-2013 17:39
Meu caro San Payo: bom sentido de oportunidade e com tremendo sentido pedagógico.Só podia... trata-se de um educador modelo!Pegando numa simples moeda, poderíamos classificar como LADO BOM, "en theos", de origem grega e como LADO MAU, "fanaticus", que advem do latim,certo?Depois tb estarão em causa os saberes : saber - saber fazer -saber estar. Será sempre um questão educacional..l.Deixa-me felicitar-te. Aquele abraço.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária