De Espanha…
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES ARTIGOS DIVERSOS De Espanha…

De Espanha…

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 26
FracoBom 

Espanha - San Payo AraújoOs ventos dominantes em Portugal são normalmente atlânticos e de noroeste. Creio que este facto, aliado ao receio, que nos tempos da monarquia o reino português sempre teve, de ser assimilado pela coroa castelhana por via do matrimónio,

tornaram sobejamente conhecido em Portugal o ditado “de Espanha nem bom vento, nem bom casamento”.

Os tempos agora são outros e em termos de basquete, dos meus contactos que tenho tido, quer com a Federação Espanhola, quer com técnicos do país vizinho eu digo “de Espanha vem bom conhecimento, vem bom pensamento”. Para explicar esta expressão, não vou falar de novo do que aprendi em Collel, nomeadamente com Josep Bordas, não vou falar das intervenções dum técnico de renome mundial como José Maria Buceta, não vou falar de António Carrillo, de quem assisti a excelentes intervenções no Clinic da AB Lisboa e como tal sugeri que fosse convidado para estar presente em Braga no Fiba Get Together.

Vou apenas relatar o que assisti este fim-de-semana, em Alcains, inserido no excelente torneio de minibásquete organizado pelo clube Associação de Basquetebol Albicastrense. Num fórum para pais, treinadores, dirigentes e Interessados de um modo geral acompanhei com enorme interesse as brilhantes intervenções de Mário Moréjon Director Técnico da Federação Estremenha de Basquetebol e da psicóloga Ema Gonzalez.

Numa abordagem simples e extremamente pedagógica e educativa foi hierarquizada a importância de na formação dos jovens, a prioridade ser a formação como pessoa, depois como pessoa inserida num grupo e finalmente como desportista. O fórum que contou com a presença de cerca de 40 participantes foi animado. Contudo segundo Gustavo Matos dirigente da AB Albicastrense, que tinha assistido a uma “charla” em Espanha dos intervenientes, foi pena que numa lógica completamente diferente, à que é normalmente é utilizada pelos pais, Mário Moréjon e Ema Gonzalez, não tenham aprofundado e desmontado os argumentos, utilizados por muitos pais sobre temas recorrentes dos nossos dias como:

  • O meu filho amanhã não pode vir ao treino porque tem teste no dia seguinte"
  • O meu filho durante esta semana não vem aos treinos porque está de castigo"
  • O meu filho devia jogar mais tempo porque...
  • "A nossa equipa perdeu o jogo porque os árbitros ..."

Penso que muitos mais pais, dirigentes e treinadores deveriam ouvir e refletir sobre os conteúdos expostos em Alcains. Seria muito bom promover uma maior divulgação do que foi exposto, pelo que penso que mais clubes ou mesmo Associações Regionais de Basquetebol deveriam convidar Mário Moréjon, que esteve há três anos no Clinic de Cantanhede.

Um dos problemas destes fóruns é que, quem mais deveria estar assistir, normalmente ou se recusa a ir ou ignora estas ações. Contudo creio que os que estiverem presentes ficarem mais convictos. Este é meio caminho andado para se lutar contra a ignorância, pois como disse Martin Luther King: “Não há nada mais perigoso no mundo que a ignorância sincera e a estupidez consciente”

Comentários 

 
+5 #1 Humberto Gomes 27-05-2014 07:35
Querido companheiro,
Se é verdade que a natureza não dá saltos, e a poucas horas de tomar uma decisão importante na minha vida basquetebolísti ca, este teu artigo coincide também com a ideia de que nada acontece por acaso.
Durante muito tempo foi discípulo de Ralph Emerson, que me transmitia :"Quanto mais trabalho, mais sorte pareço ter".
Alinhando pela tua oportuna referência a Luther King, permite-me que "traga à liça" R. Musil, que no seu livro "Da Estupidez" nos revela: "Não existe um único pensamento importante que a ignorância presumida não saiba imediatamente utilizar, movendo-se em todas as direcções e assumindo as aparências de verdade. Por isso, o caminho da verdade é muito difícil: está sempre prejudicada à partida".
Não de deseja boa pesca, pq "enfega", deseja-se BOA SORTE.
Até um dia destes.
Aquele abraço.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária