Passo a Paços
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS Passo a Paços

Passo a Paços

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

Passo a PaçosPasso a passo, Paços Ferreira, para além de ser a Capital do Móvel transformou-se na capital do minibásquete. Passo a passo a festa do minibásquete com as suas melhorias permanentes afirmou-se como um evento de referência do basquetebol em Portugal.

Hoje em dia todas as crianças ligadas ao minibásquete sonham ir a Paços de Ferreira.

Contudo temos de saber avaliar este evento. Felizmente para a modalidade, os jovens que chegam a Paços de Ferreira vem cada vez melhor preparados e são cada vez mais altos. Ao virem com melhor preparação também são cada vez mais intensos, mais rápidos e mais fortes. Se por um lado este é um ponto altamente positivo, por outro lado temos que perceber, que a dimensão dos campos já não está ajustada ao nível e tamanho físico dos jovens que participam actualmente neste evento.

Costumo dizer não me tragam apenas o problema, tragam-me também a solução, motivo pelo qual após ter levantado o problema, vou apresentar uma solução, que aliás, já tive o cuidado de apresentar ao Sérgio Rosmaninho director técnico do minibásquete e ao Mário Gomes director técnico nacional.

Face à qualidade do evento, este com todas as alterações que tem vindo a ser introduzidas, terá que se manter seguindo a mesma senda na procura permanente de fazer cada vez melhor. No entanto já não é ajustado aos jovens com a idade de sub-12 que estão a chegar a Paços de Ferreira. Este evento, que é excelente, face à dimensão dos campos, é na realidade actual ajustado para as crianças sub-11.

No entanto esta solução só faz sentido se dermos alternativas aos jovens a quem passaremos proporcionar Paços de Ferreira mais cedo, mas que a seguir criamos um vazio enorme até aos Sub-14. Esta alteração só faz sentido se em simultâneo criarmos uma competição para os sub-13 já jogada em 5x5 em campos de dimensões oficiais. Este seria um excelente contributo para passo a passo darmos continuidade ao que se passa em Paços de Ferreira.

 

Comentários 

 
+2 #2 Humberto Gomes 11-07-2017 19:16
Como eu admiro o esforço de quantos companheiros - ou tentativa de...(pq não bem acolhimento) - para, de uma vez por todas, chegarmos a algum CAMINHO !!! E, se para tal, é necessária uma BASE DE COMPROMISSO - palavras do DTNacional vai para 3 (!) anos -, do que estaremos à espera para adaptarmos às nossas condições, meios e disponibilidade s a maneira, séria e competente, como nuestros hermanos tratam estas questões. Questões absolutamente decisivas para a evolução dos praticantes e para o desenvolvimento do nível técnico do jogo. Muito do que se observa, estilo fast-food e com medidas avulso, resume-se, quase sempre, a treinar, treinar para jogar e ganhar(com a tática em 1ºplano...tristemente!) e muito pouco se ENSINA o jogo. Simplicidade de processos, desenvolver a criatividade e a alegria em desfrutar o jogo, reclama-se !!! Mas,acreditemos que, em respeito para com o elemento fundamental : o atleta as "coisas" irão mudar.
Citar
 
 
+1 #1 Pedro Martins 11-07-2017 12:19
Concordo inteiramente com a solução. Já há alguns anos que eu e outros como eu que não temos voz para propor qualquer alteração nas instâncias respectivas, discutimos esse problema : O facto de os sub 12 já não fazerem sentido como minibasquete, mas como um escalão de transição para a formação. A redução de 5 para 4 jogadores foi uma alteração benéfica, mas já não chega.Veja-se que, pelo menos na ABP, e julgo que seja igual em todo o país, muitos jogadores sub12 fazem parte das equipas sub14, e entre eles há muitos que já nem descem a baixo para fazer jogos de minibasket. Precisamente porque as regras, as dimensões, quer do campo quer da tabela, podem limitar o seu desenvolvimento . Mas as concentrações de minibasket sub 12 deviam ser em campo normal, tabelas normais, já a preparar o proximo salto, independentemen te de treinarem em espaços de treino de minibasket.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária