Quem é Zeca Macedo?
 
Faixa publicitária
Localização: HOME ZECA MACEDO Quem é Zeca Macedo?

Quem é Zeca Macedo?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 2
FracoBom 

altFoi quase à 73 anos atrás que nasceu no Barreiro, José António da Silva Macedo. Alguns anos mais tarde, o nome Zeca Macedo estaria gravado na história do basquetebol Português.

Tal como os seus pais e avós, Zeca era um filho da terra, tendo vivido toda a sua infância e adolescência junto ao Parque Catarina Eufémia, no Barreiro Velho. A sua paixão pelo basquetebol terá começado ao ver jogar o seu irmão mais velho, contudo o início da sua carreira deu-se apenas na época 1952/53, tinha Zeca já 17 anos de idade.
 
Foi no F.C. Barreirense que começou e foi lá que continuou. Em pouco tempo, Zeca subiu aos juniores e aos seniores, contando vários títulos pelo meio. As conquistas mais significativas foram os campeonatos nacionais de 57/58 e 58/59, que permitiram depois defrontar colossos europeus como o Real Madrid (Espanha) e o Charleville (França).
 
Apesar dos convites que recebeu para jogar como profissional no Sporting e no Real Madrid, Zeca Macedo preferiu manter-se na sua terra, onde sempre jogou pelo seu Barreirense.


 alt            alt            alt

altApós 17 anos a brilhar dentro dos campos, Zeca Macedo decidiu pôr termo à sua carreira de jogador e dedicar-se a ser treinador. Zeca começou a treinar os escalões jovens do seu clube de sempre e os resultados não tardaram a aparecer, tanto que em pouco tempo chegou a orientar a selecção nacional de juniores no Campeonato da Europa de 1971, realizado em Itália.
 
Zeca viria ainda a treinar a equipa de seniores do Barreirense, que ajudou a trazer de volta à primeira divisão, depois de conquistar o título do Campeonato Nacional da segunda divisão, corria o ano de 1975.
 
Em 1998, na Gala de Basquetebol, que teve lugar no Casino do Estoril, Zeca Macedo recebeu o reconhecimento de uma vida de trabalho em prol do desporto ao ser galardoado com o Troféu Prestígio e Consagração, atribuído às personalidades da modalidade de todo o país.

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária