Realizou-se no sábado, 28 de junho, um encontro de antigos jogadores da Física de Torres Vedras, que reuniu sessenta e cinco atletas com mais de 50 anos de idade.
O convívio decorreu entre o pavilhão da associação de Torres Vedras e um restaurante local, onde foi apresentado um vídeo com elementos da história do basquetebol naquela coletividade, desde a sua fundação, em 1925, até ao início dos anos 80.
Neste encontro marcaram presença jogadores que alcançaram a vitória no Campeonato Nacional da 3ª Divisão, no início dos anos 60, bem como da equipa que foi campeã invicta na 2ª Divisão Regional, em 71/72. Para além disso, estiveram presentes muitos jogadores de equipas masculinas e femininas que alcançaram bons resultados ao nível dos escalões de formação e representaram a equipa durante longos períodos.
O jogador mais antigo entre os presentes, Vasco Carvalho, foi elogiado por vários dos presentes, como Vítor Agostinho, um antigo jogador e dirigente que chamou a atenção para o momento difícil da associação, incentivando os presentes a colaborar no reerguer da estrutura do basquetebol. Luís Seco, um dos elementos da organização deste encontro, sublinhou a importância da Física na formação de homens e mulheres e os fortes laços de amizade que foram criados por todos os que passaram pelas equipas da associação.
Os vários antigos atletas presentes sublinharam a importância de pessoas como Fausto Rodrigues, que durante décadas foi técnico e dirigente da Física, para a manutenção do interesse no basquetebol em Torres Vedras. Entre os que não puderam marcar presença, destacam-se as mensagens deixadas por Olímpio Coelho e António Guimarães, nomes de importância reconhecida no basquetebol nacional que também fazem parte da história da coletividade de Torres Vedras.
Comentários