Benfica vence fase regular
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias Benfica vence fase regular

Benfica vence fase regular

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 

altO Benfica passou a maior parte do campeonato na 2ª posição da Zona Sul, mas a quebra do Imortal nas últimas jornadas abriu-lhe a possibilidade de vencer ao sprint a fase regular.

Depois de ir vencer fora a equipa de Albufeira na penúltima jornada, o Benfica cumpriu o seu papel ao vencer no último jogo o Montijo (56-32) e beneficiou da nova derrota do Imortal, desta vez em Gaeiras (80-75). As duas equipas chegaram ao fim com (16v/4d) mas os 25 pontos de diferença no jogo da 2ª volta foram determinantes para que o Benfica acabasse no 1º lugar, já que na 1ª volta o Imortal tinha vencido na Luz, mas apenas por uma diferença de 5.

O principal interesse da última jornada prendia-se no entanto com a definição dos emparelhamentos para o Play-Off, e com as indicações da forma em que as equipas se encontram a duas semanas de iniciar a fase decisiva.

Na deslocação a Ponta Delgada, a Academia confirmou a posição 2 ao vencer o Micaelense (44-51). Confirmou também, com as 5 vitórias nos últimos 6 jogos, que a fase negativa que passou a meio da prova está ultrapassada. A equipa do Lumiar defronta na 1ª ronda o Montijo, que apesar da melhoria registada na 2ª volta, vai certamente deparar-se com grandes dificuldades para ultrapassar o favoritismo dos academistas.

O Gaeirense, vencedor do Imortal nesta jornada, terminou na posição 3 mas é a equipa com melhor registo na 2ª metade do campeonato, período em que apenas sofreu uma derrota. O adversário do Gaeirense na ronda inicial do Play-Off vai ser o Basket Queluz, que se deslocou a Olhão para bater o Ginásio local (63-74). Esta será outra eliminatória em que os resultados recentes de ambos indiciam grandes dificuldades para a equipa pior classificada na fase regular.

Num sistema de Play-Off a 8 equipas, a eliminatória mais previsível é habitualmente a que opõe as equipas situadas nas posições 1 e 8. O confronto entre Imortal e Micaelense tem no entanto como possíveis dois cenários completamente distintos. Se o Imortal que aparecer no Play-Off for aquele que dominou totalmente a 1ª parte da prova, o Micaelense dificilmente encontrará armas para se opor, mas se as debilidades reveladas pelos algarvios nas últimas jornadas se mantiverem, a conhecida combatividade do conjunto açoriano pode levar a eliminatória para um equilíbrio que há umas semanas atrás seria impensável.

Na Tapadinha assistiu-se ao ensaio do embate entre Atlético e Moscavide na 1ª ronda do Play-Off, mas a pressão da fase decisiva irá certamente elevar a intensidade dos próximos 2 ou 3 jogos entre ambos. Entre dois conjuntos experientes e que se conhecem bem não há grande coisa a esconder. Desde que recuperou a estrutura base da época passada, o Atlético voltou a evidenciar as suas principais armas, nomeadamente a qualidade técnica e o poder físico do seu jogo interior. Pelo seu lado o Moscavide, embora com algumas debilidades nas últimas jornadas da fase regular, continuou a fazer do lançamento exterior a sua arma principal. Começaram melhor os visitantes, que aos 5 minutos de jogo venciam (8-13), mas um parcial de (14-0) do Atlético levou o resultado do 1º período para (22-13). O equilíbrio que marcou o 2º período permitiu ao Atlético terminar a 1ª parte a vencer (34-29). No 3º quarto, os 4 triplos convertidos ajudaram ao domínio do Moscavide que passou para a frente (48-51), mas no último período acabou-se a frescura física dos visitantes e o Atlético terminou como vencedor (77-65). A vitória dos alcantarenses resultou do domínio que assegurou nos ressaltos, na percentagem de lançamentos, aspecto em que os visitantes só estiveram melhor nos triplos, e no controlo da posse de bola. O Moscavide perdeu 23 vezes a posse da bola sem chegar a lançar, enquanto ao Atlético isso aconteceu em apenas 17 ocasiões.

O resultado deste encontro e a vantagem que o factor casa confere ao Moscavide perspectivam um confronto equilibrado, mas tudo dependerá do trabalho que as equipas realizarem até ao Play-Off e da forma que nessa altura apresentarem.

Terminada a fase regular, a competição reinicia-se no dia 22 de Abril com a 1ª jornada da 1ª ronda do Play-Off, disputada em casa das equipas pior classificadas.

22 de Abril de 2011
Atlético-Moscavide às 16.00h na Tapadinha
Montijo-Academia às 17.00h no Pav. Municipal nº 1 do Montijo
Micaelense-Imortal às 17.30h na EBI Canto da Maia
Basket Queluz-Gaeirense às 21.00h no Pav. Henrique Miranda

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária