Play-Off com pouco sal
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias Play-Off com pouco sal

Play-Off com pouco sal

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

altNa época passada, 3 dos 4 primeiros classificados na fase regular caíram na 1ª ronda do Play-Off. Este ano já era improvável, e agora é praticamente certo que não acontecerá nada de parecido.

Só Atlético e Moscavide podem ainda trazer a pitada do sal da incerteza a esta fase do campeonato.

Com o 1º jogo a disputar-se em casa da equipa pior classificada, uma vitória fora torna-se uma vantagem muito difícil de ultrapassar, e foi isso que aconteceu em 3 dos confrontos.

Nos Açores encontraram-se o 1º e o 8º, e as dúvidas levantadas pelos maus resultados do Imortal nas últimas jornadas da fase regular dissiparam-se com os 30 pontos de diferença (30-60) com que os algarvios brindaram o Micaelense. O Imortal reafirma-se como o primeiro candidato da Zona Sul à subida à Proliga, e por muito que se reconheça a capacidade do Micaelense de se manter concentrado do princípio ao fim dos encontros, muito dificilmente se pode imaginar um cenário de duas vitórias dos homens de Ponta Delgada em Albufeira.

Deslocação mais curta foi a da Academia, 2º da fase regular, que só teve de atravessar o Tejo para se encontrar com o 7º, o Montijo. Não teve tarefa fácil a equipa do Lumiar, mas acabou por impor o seu jogo e vencer o encontro (45-54) face a um conjunto que, mesmo tendo melhorado claramente ao longo da época, ainda não demonstrou possuir os argumentos necessários para neutralizar os pontos fortes dos academistas.

Outro visitante a vencer foi o Gaeirense em casa do Basket Queluz. Na sequência da série de bons resultados na 2ª volta, a equipa de Gaeiras apresentou-se na posse de todos os seus recursos, utilizando bem o peso e experiência dos seus jogadores. A equipa da casa, no entanto, esteve longe de entregar o jogo. O 1º período foi atípico, com o Gaeirense na frente (16-17), mas a falhar quase todos os lançamentos curtos e a fazer de triplos a maior parte dos seus pontos. O 2º período foi do Basket Queluz, que conseguiu melhorar a sua percentagem de lançamentos e limitar o ataque adversário, de forma a chegar ao intervalo na posição de vencedor (37-32). Na 2ª parte, apesar da oposição empenhada do Basket Queluz, o resultado foi pendendo progressivamente para o lado dos visitantes. A meio do 3º período o resultado estava nivelado, e no final o Gaeirense já liderava (47-56). O último quarto não foi muito diferente do anterior. O Gaeirense aguentou o último ímpeto do Basket Queluz, e quando os da casa passaram a usar as faltas para parar o cronómetro, aproveitou para aumentar a diferença até aos (69-83) finais. A melhor percentagem de lançamentos, principalmente nos triplos (36% contra 22%) e nos lances livres (75% contra 62%) foi determinante para a vitória da equipa de Gaeiras, já que o número de situações de lançamento foi praticamente igual (73 contra 72), resultando da vantagem dos visitados nos ressaltos, compensada pelo menor número de perdas de bola por parte dos visitantes. Tal como nos casos anteriores, e apesar dos aspectos positivos evidenciados pela equipa de Queluz, não se afigura possível que consiga inverter a derrota em casa com duas vitórias fora, pelo que o favoritismo para a passagem à 2ª ronda vai todo para o Gaeirense.

A única vitória caseira foi a conseguida pelo Atlético, 5º da fase regular, face ao Moscavide, 4º (71-62). Numa competição decidida em Play-Off, o mais importante é a condição em que as equipas se apresentam na fase decisiva. Ora o Atlético, com um desempenho fraco numa boa parte da época, reconstituiu a equipa e foi melhorando progressivamente a forma desportiva, de forma a chegar a esta fase na sua melhor condição da temporada. O Moscavide, que atingiu a sua melhor condição já durante a 2ª volta, evidenciou uma quebra nas últimas jornadas da qual não mostrou ter recuperado. Este é o único dos confrontos na Zona Sul em que parece possível a necessidade de recorrer ao 3º jogo, mas para que isso aconteça o Moscavide terá de aproveitar bem a semana de preparação e tirar partido do factor casa.

Os jogos 2 disputam-se no próximo sábado

30 de Abril de 2011 – Jogos 2
Academia-Montijo às 15.30h na Esc. Sec. Lumiar
Imortal-Micaelense às 16.00h no Pav. Desp. Albufeira
Gaeirense-Basket Queluz 18.00h no Gimn. Gaeirense
Moscavide-Atlético às 18.00h no Pav. Moscavide

Nos casos em que se registar empate, realiza-se no domingo o jogo 3

1 de Maio de 2011 – Jogos 3
Imortal-Micaelense às 11.00h no Pav. Desp. Albufeira
Academia-Montijo às 15.30h na Esc. Sec. Lumiar
Gaeirense-Basket Queluz 18.00h no Gimn. Gaeirense
Moscavide-Atlético às 18.00h no Pav. Moscavide

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária