A análise individual aos jogadores que na nossa opinião merecem maior destaque na NCAA segue com o grupo de jogadores com 3 anos de experiência no basquetebol universitário, os Juniors.
A ordem pela qual são apresentados os jogadores não pretende ordenar qualitativamente ou preferencialmente os atletas em evidência, simplesmente apresentamos os 5 jogadores que mais nos agradam.
EVAN TURNER, OHIO STATE UNIVERSITY, F/G, 201 CM
Evan Turner é um dos grandes candidatos a receber o prémio de Jogador do Ano da NCAA. Juntamente com o base de Kentucky, John Wall, Turner tem sido um dos grandes destaques individuais da temporada, conduzindo a sua equipa de Ohio State à liderança da Conferência Big Ten. E isto acontece numa temporada em que o conjunto de jogadores dos Buckeyes não é assim tão profundo em termos de qualidade individual.
Este é o caso de um jogador com os atributos técnicos e tácticos de um base, mas com o corpo de um extremo. Evan Turner tem a capacidade de criar lançamentos para si e para os seus colegas, demonstra grande sentido colectivo e conhecimento do jogo, mas também ataca o cesto sem qualquer problema, fruto dos seus fundamentos ofensivos de grande qualidade. Não é de estranhar que seja o líder estatístico da sua equipa no que diz respeito a pontos marcados (19.5), ressaltos conquistados (9.4) e assistências efectuadas (5.8) por jogo. Além disso, na hora de defender Turner não se esconde, e dada a sua versatilidade consegue defender várias posições, sempre com boa eficácia.
Tendo de melhorar o seu lançamento de longa distância para se poder tornar numa verdadeira ameaça global no Planeta NBA, Evan Turner é um dos jogadores mais apetecidos para o Draft de 2010, e neste momento é um dos mais capazes atletas da NCAA, sendo um dos favoritos à conquista do prémio de Jogador do Ano.
Conseguirá bater o caloiro John Wall?