Perante a falta de quórum, devido a demissão de vários elementos, a AB Santarém, em AGE, elegeu novo CAD para o resto do mandato até ao ano de 2012.
As eleições intercalares decorreram no passado dia 22 de Julho. A Lista A foi eleita com 100% dos votos contados, tendo sido eleito o seguinte CAD:
Presidente: Bruno Casinha
Vice-Presidente: Bruno Bernardino
Vogal: André Duarte
Vogal: Lurdes Rufino
Vogal: Luís Filipe Garcia
Suplentes: Ana Custódio e Natália Mendes
O Planeta Basket falou com o novo Presidente do CAD eleito pela Lista A, Bruno Casinha, a quem deseja bom trabalho neste novo desafio.
Porquê avançar para o CAD perante este vazio à frente do mesmo?
Após 2 demissões de presidentes do CAD por motivos pessoais no decurso do mandato em curso, o facto era que, desde Fevereiro, o CAD sobreviveu e funcionou essencialmente devido ao esforço do André Duarte e a situação não se poderia manter muito mais tempo.
Perante a demissão do CAD em Junho e face a esta situação actual de "vazio", entendemos que deveríamos avançar com uma Lista ao acto eleitoral de modo a podermos, neste ano de mandato, tentar melhorar o actual estado da arbitragem na região que já viu melhores dias.
Tentamos reunir uma equipa com disponibilidade e vontade de trabalhar e que representasse diversas sensibilidades dentro da região. Contamos com a aceitação da maioria dos Clubes que demonstraram preocupação com o momento sensível que a arbitragem da região atravessa.
Dado que este será o resto do mandato em curso até 2012, o que se propõem fazer em tão curto espaço de tempo?
Haverá muito para fazer em tão curto espaço de tempo que vão dar bastante trabalho a esta equipa! Existem questões fulcrais neste momento que terão que merecer a nossa prioridade: o reduzido número de juízes no activo, as elevadas taxas de abandono após as fases iniciais do curso de árbitros e oficial de mesa, os custos que os clubes têm com as arbitragens, a questão da fiscalidade que afecta os poucos rendimentos auferidos pelos juízes e a falta de acções de formação para os juízes da região.
Qual a situação real da arbitragem na região?
Iremos agora fazer um levantamento exaustivo de varias situações, com especial prioridade para o número de juízes no activo e para todos os que abandonaram nas últimas épocas.
Nas ultimas 2/3 épocas regredimos um pouco, pois já só temos 1 arbitro nacional e 5 oficiais de mesa e mesmo o numero de juízes regional é curto não chegando, nem de perto nem de longe, para cobrir a maior parte dos jogos na região na próxima época! Felizmente vão aparecendo jovens com algum potencial e muita força de vontade. O objectivo será trabalhar para estes jovens, proporcionando-lhes acompanhamento em jogos com juízes mais experientes e acções de formação que lhe possibilitem um crescimento real e sustentado. Se assim for, a médio prazo, a AB Santarém poderá voltar a aumentar o nº de juízes nacionais e o nº total de juízes no activo.
Infelizmente todo este trabalho estender-se-á para lá do nosso mandato...
Quer deixar umas palavras aos árbitros e oficiais de mesa?
Quero relembrar-lhes a eles e aos clubes que a Arbitragem não é um "mal necessário" mas sim um BEM COMUM a toda a família do basquetebol, possibilitando uma carreira interessante, mal remunerada, com a possibilidade de novas experiencias e amizades, continuando ligados ao desporto que adoramos: o Basquetebol!
Iremos, dentro das nossas limitações e das condicionantes socioeconómicas actuais trabalhar para eles ao longo da próxima época desportiva.
E depois disso? Novo mandato?
O futuro a Deus pertence...
Comentários
Abraço ;)