Um ano depois CAB Madeira e CRCQ Lombos voltam a defrontar-se numa das meias-finais da Taça Vítor Hugo, que vai na 8ª edição.
Na altura a equipa de Carcavelos mostrou-se claramente superior, repetindo essa supremacia na final ante o Olivais FC. Mas nestas coisas do desporto, dum ano para o outro pode mudar muita coisa (curiosamente os treinadores são os mesmos), mas as campeãs nacionais perderam as internacionais lusas Mery Andrade (que regressou a Itália), Sónia Reis (a recuperar de nova intervenção cirúrgica), tendo eventualmente posto um ponto final na sua carreira e Felicité Mendes que se transferiu para a União Sportiva. Por seu turno as madeirenses viram partir para Espanha a internacional Mª João Correia, mas em contrapartida viu regressar a polivalente Joana Lopes, também internacional que, depois de uma paragem na actividade competitiva em França, voltou ao emblema insular.
Isto para dizer que será difícil fazer prognósticos porque embora José Leite possa ter à sua disposição um banco com mais alternativas, João Pedro Vieira tem também os seus trunfos. Em termos de estrangeiras há equilíbrio: D. Clloyd (Lombos) e Julie Forster (CAB).
A outra meia-final será dirimida entre AD Vagos (vencedora do troféu 4 anos consecutivos) e o União Sportiva, que depois de ter feito a sua estreia na Liga Feminina na época passada (excelente 4º lugar), esteve também na Final Four da Taça de Portugal (3ª posição ex-aequo com o Boa Viagem), parece que lhe tomou o gosto e está de novo nas grandes decisões. Se João Janeiro (treinador vaguense) continua a contar com o núcleo duro (perdeu a internacional Ana Oliveira, sujeita a intervenção cirúrgica em Agosto, ao joelho), tendo-se reforçado com a poste norte-americana Stephanie Sension (ex-GDESSA) e recebido também duas jovens internacionais dos escalões de formação (Joana Canastra e Raquel Jamanca), já o seu homólogo açoriano (João Santos) viu partir 4 jogadoras habitualmente titulares (lideradas por Jhasmin Player, MVP e melhor marcadora da Liga Feminina em 2013/14), embora tenha recebido a base Felicité Mendes, a poste internacional lusa Tamara Milovac e as norte-americanas Shaquedia Wallace e Catrina Green.
Não temos dúvidas de que irá ser um duelo muito disputado, com as individualidades da equipa de Ponta Delgada a poderem fazer pender a balança para as suas cores. Mas atenção à mística da formação de Vagos…
Calendário de jogos
Meias-finais (sábado)
CAB Madeira-CRCQ Lombos (17H45), no Pavilhão Desportivo dos Lombos
AD Vagos-União Sportiva (18H45), no Pavilhão Gomes Pereira (Algés)
Final e 3º/4º lugares (domingo), no Pavilhão Desportivo dos Lombos
15H00 Jogo entre os vencidos
17H00 Final entre os vencedores
Nota: Por razões logísticas (voo de regresso a Ponta Delgada) a União Sportiva terá que jogar obrigatoriamente às 15H00, pelo que poderá ocorrer a troca da ordem dos jogos.
Calendário dos outros Grupos
Grupo Sul
Sábado (4/10), no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro
15H30 GDESSA-S Algés D (jogo 1)
17H30 SL Benfica-CD Torres Novas (jogo 2)
Domingo (5/10), no Pavilhão Arquitecto Gomes Pereira, em Algés
09H30 Vencido jogo 1-Vencido jogo 2
11H30 Vencedor jogo 1-Vencedor jogo 2
Grupo Centro/Norte (no Pavilhão do Olivais FC, em Coimbra)
Sábado (4/10)
15H00 Lousada AC-Boa Viagem (jogo 1)
17H15 Olivais FC-Académico FC (jogo 2)
Domingo (5/10)
15H00 Vencido jogo 1-Vencido jogo 2
17H00 Vencedor jogo 1-Vencedor jogo 2