Vagas na base espanhola
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC JOGADORES ARTIGOS DIVERSOS Vagas na base espanhola

Vagas na base espanhola

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Já é certo que Sergio Scariolo não poderá contar com o principal base da selecção espanhola nos últimos anos, e um dos grandes responsáveis pelos sucessos alcançados pela Armada Espanhola: José Calderon emitiu um comunicado no seu site a informar que devido à recuperação total da lesão que sofreu e para evitar que se torne em algo mais grave, o jogador terá de parar, não podendo assim competir no Europeu da Polónia.
 
Desta forma, o base dos Raptors evita também entrar em conflito com os dirigentes da equipa canadiana que já tinham passado por uma situação semelhante em 2007 quando Garbajosa quis dar o contributo à sua selecção, mesmo estando lesionado.
 
Sem Calderon, quem serão os escolhidos de Sergio Scariolo para tentar conquistar o troféu que há dois anos os espanhóis deixaram escapar em Madrid?
 
Os 3 bases seleccionados por Aito G. Reneses para Pequim foram José Calderon (Toronto Raptors), Ricky Rubio (DKV Joventut) e Raul López (Real Madrid). Ora, com Calderon lesionado sobram os dois produtos da cantera do Joventut de Badalona: R. Rubio e R. Lopez.
 
O jovem prodígio do Joventut teve uma época nada fácil, fruto da lesão no pulso que o deixou de fora de campo no início da temporada, e da dificuldade que teve em apanhar o ‘comboio em andamento’, mas ainda conseguiu algumas impressionantes prestações. Fruto dessas prestações e do nome que foi construindo nestes últimos anos, Rubio chamou a si as atenções do Planeta NBA, tendo inclusive declarado que era candidato ao Draft de 2009. Ou seja, durante o Verão estará ocupado com os treinos com as diversas equipas que estarão interessadas e, caso decida mesmo competir numa equipa NBA, terá ainda os fundamentais treinos de pré-temporada na sua época de estreia.
 
Terá Ricky o pensamento claro sobre o que fazer na próxima época e onde jogará? Estará Rubio com as atenções centradas na sua selecção ou na sua futura equipa?
 
Raul López foi o base menos utilizado em Pequim! E mesmo quando Calderón não pode dar o seu contributo dentro de campo, o então treinador da selecção optou por Juan C. Navarro a jogar na posição de base, enquanto descansava Ricky Rubio. E Raul López no banco… Esta temporada também tem sido de altos e baixos para o virtuoso base, que defende as cores do Real Madrid – sem conseguir números extraordinários, 6,7 pontos e 3,3 assistências por jogo, o Real Madrid está nas meias-finais da ACB. Mas pede-se mais aos homens de Joan Plaza, e se a ponta final de Raul López for de boa qualidade, o numero 24 de Madrid poderá ser candidato aos pré-seleccionados de Sergio Scariolo.
 
Fora dos Jogos Olímpicos ficaram dois jogadores que vinham sendo parte integrante da equipa nacional de Espanha nos anteriores torneios. E ambos poderão voltar a integrar a selecção espanhola no Europeu da Polónia, pois qualidade e experiência não lhes falta! Sergio Rodriguez (Portland Trail Blazers) e Carlos Cabezas (Unicaja Malaga) serão dois dos mais fortes candidatos a fazer parte da escolha final de Scariolo.
 
Sergio Rodriguez é um dos jogadores espanhóis mais espectaculares e talentosos, mas tem demorado em afirmar-se na NBA. Esta época, e contando com a colaboração do seu amigo Rudy Fernandez, o jovem base espanhol conseguiu, em alguns jogos, mostrar o seu valor e aquilo que sabe fazer dentro de campo. Mas parece que a equipa técnica dos Portland não se sente muito segura de apostar no base espanhol, que esta temporada teve a média de 4,5 pontos e 3,8 assistências em apenas 15 minutos por jogo! No entanto, Rodriguez é, definitivamente, um dos melhores bases espanhóis da actualidade, e um daqueles jogadores capazes de mudar um jogo fruto do seu ritmo e intensidade em campo. Scariolo certamente estará atento ao jogador que não participou nos Jogos de Pequim.
 
Carlos Cabezas será, muito provavelmente, o base que Sergio Scariolo melhor conhece, de entre o leque de possíveis seleccionados para o Europeu da Polónia. Os 5 anos que Scariolo passou em Malaga, como treinador do Unicaja, foram anos de sucesso como comprovam as vitórias na Taça do Rei e na Liga ACB e a viagem à Final4 da Euroliga. Em todos estes feitos do Unicaja Malaga, Sergio Scariolo contou com o contributo e liderança de Carlos Cabezas, um verdadeiro líder em campo, um grande jogador de equipa capaz de tornar melhores todos os jogadores que têm a oportunidade de com ele jogar. E ao que parece, a qualidade de Carlos Cabezas será brevemente reconhecida pelas equipas do outro lado do Atlântico, pois existe uma forte possibilidade de que Cabezas se transfira para a NBA, como agente livre. Na caminhada para o Euro 2009, Cabezas poderá ter do seu lado a vantagem do seleccionador conhecer detalhadamente os seus pontos fortes.
 
Além destes quatro, há ainda jogadores como Sergio Lull (Real Madrid) ou Victor Sada (Regal Barcelona) que poderão fazer parte dos pré-seleccionados de Sergio Scariolo. E atenção que a temporada e o potencial de Sergio Lull poderão ser um importante trunfo para o jovem base espanhol.
 
PS – Calderon não estará presente, Pau Gasol ainda não decidiu se estará ou não. Conseguirá a Espanha repetir na Polónia os triunfos recentes se não contar com duas das suas principais figuras?
 
 
Arquivo: Pagina dos Jogadores
 
 
 
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária