Olivais e GDESSA foram mais fortes
 
Faixa publicitária
Localização: HOME FUTURO ARTIGOS DIVERSOS Olivais e GDESSA foram mais fortes

Olivais e GDESSA foram mais fortes

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
ImageTeve início ontem a fase final do Campeonato Nacional de Sub-19 Femininos sem surpresas. As equipas mais credenciadas (Olivais e GDESSA) confirmaram o porquê de terem vencido as respectivas zonas, demonstrando que possuem mais soluções e melhores valores.

Na primeira partida da noite, o Olivais deparou com boa réplica da Quinta dos Lombos na primeira metade, como indiciam os parciais de 17-15 e 16-12, respectivamente no 1º e 2º períodos. Sem jogo exterior a equipa de Carcavelos explorou e bem as movimentações na área pintada, com destaque para a poste Catarina Vasconcelos, indo para o descanso a perder por 6 pontos (33-27).

Acentuando o seu domínio nas tabelas e acelerando o ritmo com a base Michele Brandão, MVP do encontro, a impor a batuta, as olivanenses cavaram um fosso de 14 pontos (45-31), a meio do 3º quarto. A atlética Feli ainda reduziu com um triplo (49-36), mas a vantagem das pupilas de João Pedro Gonçalves cifrava-se em 15 (51-36) no final do 3º período. Sem soluções para atacar o cesto (Catarina Vasconcelos estava no banco, desgastada na luta com as postes contrárias), Nuno Brigham, técnico da Quinta dos Lombos, viu a sua equipa sofrer um parcial de 12-2, que colocou o Olivais com uma margem de 25 pontos (63-38).

Vitória tranquila do Olivais, que teve como principais artífices Michele Brandão (16 pontos, 2 triplos, 6 ressaltos, 4 assistências e 3 roubos), Jessica Almeida (14 pontos, 1 triplo, 5 ressaltos e 3 roubos), Irina Fidalgo (7 pontos, 5 ressaltos, uma assistência, 1 roubo e 1 desarme de lançamento) e Carcidália Silva (11 pontos, 5 ressaltos, 2 roubos e 4 faltas provocadas), sendo este quarteto o grande responsável pela supremacia nas tabelas (26-15 ressaltos), com a particularidade de serem 12 ofensivos. A maior eficácia nos duplos (58%-41%) e o facto de ter cometido menos erros (21-28 turnovers) foram também factores decisivos.

Na turma da Quinta dos Lombos, a mais valiosa foi Catarina Vasconcelos ( 11pontos, 80% nos duplos, 2 ressaltos, 1 roubo, 3 desarmes de lançamento e 4 faltas provocadas), seguida por Felicité Mendes (5 pontos, 5 ressaltos, duas assistências, 4 roubos e 5 faltas provocadas).

O GDESSA teve uma entrada demolidora conseguindo um parcial de 0-15, com a base Catarina Neves a ler bem o jogo e Telma Fernandes a acreditar e a marcar. Ao invés a Ovarense revelou uma eficácia fraquinha, reduzindo para 4-15 na ponta final do 1º período. Com a rotação do banco das escolares, a turma vareira equilibrou a contenda no 2º quarto (12-13), muito à custa do irrequietismo das gémeas Raimundo e da garra de Susana Cardoso, muito abnegada na luta das tabelas. Todavia a vantagem de 12 pontos ao intervalo (16-28), a favor das comandadas de Nuno Manaia, era explicada facilmente pela superioridade nos ressaltos e pela maior eficácia de lançamento nos duplos (22%-58%), com o coeficiente de eficácia ofensiva das escolares (0,85) a duplicar o das adversárias (0,40), ainda que estas dispusessem de mais posses de bola.

No reatamento o cariz da partida não se alterou, com o GDESSA a disparar para 19 pontos, no final do 3º período (28-47). Sentindo que o jogo estava ganho (30-58), com 6 minutos para jogar, Nuno Manaia optou por refrescar a sua equipa, pensando nos jogos de hoje e amanhã. Pondo em campo cinco suplentes, a vantagem escolar rapidamente se desmoronou, porque também surgiu Gabriela Raimundo, uma das gémeas do conjunto de Jorge Maia, a roubar bolas e a converter 3 triplos em 6 minutos, terminando com 19 pontos, 3/6 nos triplos, 3 ressaltos, uma assistência, 5 roubos e 3 faltas provocadas. Foi a melhor marcadora da partida e a mais valiosa das vareiras, bem acompanhada pela sua irmã Ana Raimundo (12 pontos, 3 ressaltos, duas assistências, 2 roubos e 6 faltas provocadas).

No GDESSA, destaque para Telma Fernandes, MVP do jogo, com um duplo-duplo (15 pontos, 11 ressaltos sendo 3 ofensivos, uma asistência, 1 roubo, 1 desarme de lançamento e 3 faltas provocadas), bem acompanhada por Luzia Lampreia (13 pontos, 4 ressaltos, uma assistência e 3 roubos) e Catarina Neves (10 pontos, 2/3 nos triplos, 3 ressaltos, duas assistências, 2 roubos e 3 faltas provocadas).

Resultados da 1ª jornada:

Olivais 65-42 Quinta dos Lombos

Ovarense 58-70 GDESSA

Jogos para hoje (Sábado), no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro:

Olivais-Ovarense (16h00)

GDESSA-Quinta dos Lombos (18h00)

 

 
 
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária