Festa do Basquetebol - Dia das Finais
 
Faixa publicitária
Localização: HOME FUTURO ARTIGOS DIVERSOS Festa do Basquetebol - Dia das Finais

Festa do Basquetebol - Dia das Finais

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Esta notícia vem com uma semana de atraso. Mas como diz o ditado "mais vale tarde que nunca". Veja em baixo mais uma crónica do Pedro Oliveira sobre a Festa do Basquetebol, o Dia das Finais!
 
Dia 4 – AS FINAIS - FESTA DO BASQUETEBOL JUVENIL 2009

DIVISÃO I – MASCULINO


SUB-16

SETÚBAL 57 - 65 PORTO

Talvez o jogo mais aguardado de toda a competição masculina.

A selecção do Porto contava apenas com vitórias em todos os jogos realizados inclusivamente sobre o seu adversário na 2ª fase de grupos por 63-59 e era considerada por muitos como a principal favorita.

A selecção de Setúbal tinha-se mostrado em prova como a equipa que melhor defendia (não é alheio o facto de contar com 10 jogadores do mesmo clube – FC Barreirense – em 12 seleccionados) e superou a selecção de Aveiro por duas vezes até chegar à final, o que atesta bem da sua qualidade.

O jogo começou com alguma supremacia portuense como foi habitual ao longo do torneio pois normalmente apresentava um cinco mais forte (sempre com a presença de Miguel Cardoso, Miguel Soares e Hugo Sotta) que no 2º periodo do jogo. Contudo, defendendo como habitualmente e liderados por João Álvaro e Nuno Costa, Setúbal achava os caminhos do cesto com 3 triplos nesta fase do encontro que deu uma vantagem de 16-13 no final do 1º periodo.

No segundo quarto da partida, o Porto entrou muito forte defensivamente e não permitia a Júnior Destino atacar o cesto como habitual e levava-o a cometer muitos turnovers que davam contra-ataques fáceis aos nortenhos. Com o base Tiago Valente muito pressionado e Destino completamente ao lado do jogo, os portuenses ganhavam vantagem no marcador com destaque para a supremacia nas tabelas de Eduardo Ferreira e das acções ofensivas de Nuno Amorim. Ao intervalo o marcador registava 24-31 para o Porto.

No 3º periodo, a selecção do Porto entrou decidida e com Miguel Soares em evidência no tiro exterior. A equipa do norte aproveitava para impôr uma rotação nos seus atletas na busca de constante pressão defensiva ao adversário mas os setubalenses conseguiram uma pequena reacção no final do 3º periodo para colocar o marcador em apenas 3 pontos de diferença (41-44).

Nos últimos dez minutos do encontro, quando se pensava que o jogo seria equilibrado até final, a selecção do Porto mostrou então que é capaz de defender mais agressivo e aproveitou o facto dos atletas setubalenses já acusarem o cansaço para ganhar de novo vantagens a rondar a dezena. A rotação de alguns jogadores e a mudança para defesa zona por parte da equipa sulista já veio tarde e apenas foi suficiente para amenizar a margem para os 8 pontos de diferença (57-65) para a AB Porto.

AB SETÚBAL (57) - Pedro Marques (3), Alexandre Silva (nj), Miguel Trindade (1), Cesaltino Neto (6), Nuno Costa (11), Júnior Destino (14), Tiago Valente (0), Rafael Ramos (4), João Mendes (4), João Álvaro (10), Bruno Cabanas (4) e André Enes (nj).

AB PORTO (65) – João Ribeiro (2), Ricardo Ferreira (3), Hugo Sotta (8), Miguel Soares (9), Rui Marques (2), Pedro Cruz (0), Miguel Cardoso (12), José Miranda (6), Eduardo Ferreira (6), Nuno Amorim (12), Bruno Duarte (3), Miguel Oliveira (2).


SUB-14

LISBOA 55 – 65 PORTO

Depois do que se passou nos dias anteriores, esta é sem dúvida a final merecida pois estes conjuntos foram os que mais fortes se mostraram ao longo da prova, especialmente Lisboa que dominou os seus adversários de forma concludente e quase sem a presença de Isaías Insaly em campo que era sem dúvida o atleta mais dominante em competição.

Mas o Porto demonstrou contra adversários fortes (Setúbal e Aveiro) que apesar de algumas dificuldades conseguia ser superior praticando um basquetebol rápido e assente numa boa defesa homem a homem a meio campo com muita pressão na bola conseguindo assim superar o nível físico dos seus adversários.

Na fase inicial do jogo Lisboa dominou completamente o seu oponente e conseguiu uma vantagem superior a 10 pontos com alguma facilidade, fazendo uso da presença de Isaías que ia dominando como queria as tabelas.

No entanto, no 2º periodo da partida a equipa nortenha fazendo uso da sua boa defesa ia conseguindo aos poucos equilibrar a partida. Lisboa tentava responder como de habitual nesta fase do jogo com acções individuais de Gonçalo Dores mas os portuenses com a sua defesa asfixiante não ia permitindo lançamentos ao jogador queluzense e em ataque iam conseguindo lançamentos fáceis e estar já na discussão do jogo ao intervalo.

No 3º periodo da partida, o treinador do Porto tinha reservado uma surpresa para travar a influência de Isaías Insaly e deu ordem de entrada ao seu atleta mais alto,  Bernardo Mesquita, que esteve lesionado no 2º e 3º dia da Festa. E foi este o momento do jogo...fazendo uso dos seus centímetros ia travando o ascendente nas tabelas do jogador de origem africana e ia garantindo posses de bola aproveitadas em rápidos contra-ataques ora lançados por Nuno Ferreira ora por Pedro Matias e ganhavam uma importante vantagem de 10 pontos no marcador.

Para o último quarto, Lisboa tentou o tudo ou nada e arriscava mais em termos defensivos, defendendo a campo inteiro e aumentando a sua pressão. Apesar do inconformismo de José Simões, Francisco Bento e principalmente de André Firmino, os portuenses iam gerindo bem a posse de bola e mais importante iam marcando em ataque. Com os segundos e minutos a passar e sem se aproximar no marcador, Lisboa ia aos poucos baixando os braços e entregar assim o título ao seleccionado da AB Porto que foi o justo vencedor.

AB LISBOA (55) – Gonçalo Duarte (0), Miguel Henriques (0), Miguel Benrós (nj), José Martins(nj), José Simões (12), José Tavares (3), Gonçalo Dores, Francisco Bento (8), Marcelo Sousa (6), André Firmino (13), André Tocha (2) e Isaías Insaly (11).

AB PORTO (65) – Francisco Cadavez (2), Agenor Rolo (3), João Guimarães (8), Paulo Miranda (9), José Alves (2), José Sousa (0), Nuno Ferreira (12), Tiago Melo (6), Alexandre Pinheiro (6), Pedro Matias (12), Bernardo Mesquita (3) e Guilherme Sequeira (2). 
 
 
Nos próximos dias, farei a análise final das 1ª Divisões masculinas das Festas do Basquetebol 2009 onde aproveitarei também para fazer o rescaldo da minha previsão para a prova.
 
 
Arquivo: Página do Futuro
 
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária