Vamos conhecer o Farol da Boa-Nova
 
Faixa publicitária
Localização: HOME FUTURO ARTIGOS DIVERSOS Vamos conhecer o Farol da Boa-Nova

Vamos conhecer o Farol da Boa-Nova

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 2
FracoBom 
Património do Estado, encontra-se sob a alçada da Marinha portuguesa, o Farol da Boa-Nova é hoje já parte integrante da freguesia de Leça da Palmeira. Com cerca de 46 metros de altura, contados da base até à torre, e cerca de 57 metros de altitude acima do nível do mar, situa-se no tão conhecido lugar da Boa Nova, cerca de uma milha a norte de Leixões (foz do rio Leça), entre as barras dos rios Ave e Douro.
 
Reza a história que, na base da sua construção, esteve a deficiente iluminação da costa nortenha, à qual muitos marinheiros chamavam mesmo de “costa negra”, e que conduziu a muitos dos naufrágios registados na época. Em 1919 foram elaborados os planos do farol de Leça. Em 1922, o Governo da altura manda, assim, construir um farol constituído por uma Torre cilíndrica branca com faixas estreitas pretas com edifícios anexos, em S. Clemente das Penhas, nos rochedos a norte de Leça da Palmeira, que viria, no entanto, a dar lugar a um outro, por se concluir da insuficiência deste primeiro, então inaugurado em Abril de 1927.
 
Entrou em funcionamento em 15 de Dezembro de 1926 sendo sucessor do farolim da Boa Nova que existiu entre 1916 e 1926, pois a sua entrada em funcionamento, coincidiu com a extinção daquele farolim e do farol de N.S. da Luz, sendo este, o primeiro farol que existiu na costa portuguesa (1761).
 
 
Em 1950 foi modernizado, passando a rotação do aparelho a ser obtida por motores eléctricos, alimentados por geradores próprios. Foi ligado à rede pública de distribuição de energia eléctrica e automatizado em 1964. Nessa altura passou a controlar o funcionamento dos farolins do Quebra-mar, dos Molhes Norte e Sul de Leixões e de Felgueiras à entrada da barra do Rio Douro. Esta rede de telecontrolo foi a primeira que existiu no país.
 
A sua luz, de cor branca, alcança aproximadamente 28 milhas náuticas (52 quilómetros) e o seu sistema iluminante é constituído por uma óptica de cristal direccional rotativa com seis lentes. O seu sinal luminoso distingue-o de todos os outros por produzir três lampejos luminosos de 14 em 14 segundos. Construída em betão, a torre do farol de Leça é caracterizada pela sua circularidade. É a terceira maior do país: Aveiro com 61 metros; Vila Real de Santo António com 46; e a de Santa Maria, em Olhão, com as mesmas medidas da de Leça da Palmeira.
 
Artigos Relacionados
---
III Torneio Internacional “O Farol” – Apresentação *
III Torneio Internacional “O FAROL” *

 
Arquivo: Pagina do Futuro
 
 
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária