Mais uma vez, tem em mente que todas as tuas ações dentro e fora do campo de jogo são uma forma de comunicação não-verbal, não apenas as boas. Talvez uma das coisas mais importantes que comunicas por meio das tuas ações seja o respeito, ou a falta dele, pelas pessoas e pelo desporto.
A forma como andas, como abordas os outros, como usas os gestos e tanto o que dizes quanto como dizes, tudo isso transmite as tuas atitudes em relação ao espírito desportivo e às outras pessoas. Os atletas que te estimam são muito influenciados por tudo o que tu fazes.
As tuas ações podem ensinar os atletas muito mais do que apenas as habilidades e regras do seu desporto. Lidera o caminho para parabenizar as equipas adversárias após vitórias e derrotas. Mostra aos atletas como queres que eles se comportem depois de jogar bem e não tão bem, depois de ganhar ou perder. Modela como eles devem reagir quando achares que a equipa foi tratada injustamente.
Os jovens, vais descobrir, são mais influenciados pelo que fazes do que pelo que dizes. Ações falam mais alto do que palavras. Se desejas que os teus atletas demonstrem bom espírito desportivo, não basta apenas dizer; deves mostrá-lo!
Para receberes os meus artigos e conteúdo informativo, subscreve a minha newsletter aqui.
Paula Costinha
Finanças Pessoais e Auto-conhecimento
Programas de auto-conhecimento
Formação a empresas
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
www.paulacostinha.com