O treinador montenegrino Dusko Vujosevic é o novo treinador dos gigantes russos do CSKA de Moscovo, tendo assinado um contrato válido para as próximas três temporadas.
Vujosevic é um dos mais conceituados técnicos europeus da actualidade e uma grande aposta do CSKA para tentar recuperar o título da Euroliga, que foge ao clube russo desde 2008.
Actualmente com 51 anos, o novo técnico do CSKA tem já um extenso currículo no basquetebol europeu. Começou com apenas 17 anos (1976) nas equipas jovens do Partizan de Belgrado e 9 anos mais tarde (1985) foi escolhido para orientar a equipa senior, tendo conquistado logo na sua primeira época o campeonato jugoslavo. Em 1989 venceu a Taça Korac e na década que se seguiu trabalhou em vários emblemas do basquetebol europeu, nomeadamente Granada, Brescia, Pistoia, Scavolini, Crvena Zvezda e Radnicki.
No entanto, em 2001 Vujosevic regressou a casa para liderar de novo o conjunto do Partizan. De lá para cá, os "pretos e brancos" conquistou 9 campeonatos Sérvios e 4 Ligas Adriáticas. Vujosevic não se ficou pelo trabalho no clube de Belgrado e orientou tambem a selecção Sérvia (2003).
Em 2008/09, Vujosevic venceu o prémio Alexander Gomelsky para melhor treinador da Euroliga e na época passada terminou em 2º lugar, logo atrás de Xavi Pascual. Recorde-se que na época passada, o experiente treinador sérvio conseguiu levar o Partizan a uma Final Four da Euroliga, algo que não acontecia desde a longínqua época 1997/98.
Veja aqui as declarações de Vujosevic durante a sua apresentação no clube de Moscovo:
"Estou excepcionalmente satisfeito e honrado por continuar a minha carreira de treinador num clube tão importante como o CSKA. A minha ida para Moscovo é definitivamente um marco na minha carrreira. Contudo, acredito que tambem eu poderei dar ao CSKA algo, que irá ajudar o clube a alcançar novos feitos e novas conquistas."
"A Rússia é uma grande potência em vários aspectos, incluindo na grande quantidade de jovens talentos, e eu acredito sinceramente que a minha experiência em trabalhar com jogadores jovens, associada a um intenso trabalho diário e a muita dedicação dentro e fora do campo, irá ajudar estes jovens talentos a tornarem-se verdadeiros jogadores. Naturalmente, teremos que lutar e competir diariamente contra os nossos opositores de forma a atingir resultados de topo. Já conquistei muitos trofeus ao longo da minha carreira, mas ainda me falta o título da Euroliga."
"Tenho andado a sonhar com a vitória na Euroliga e espero que o meu sonho se concretize ao serviço do CSKA. E espero honestamente que o CSKA e a Rússia me retribuam com o mesmo tipo de amor que sinto agora que chego a este novo clube e a este novo país."