A FIBA anunciou esta quinta-feira a suspenão a Nenad Krstic (Sérvia) por 3 jogos e a Milos Teodosic (Sérvia), Sofoklis Schortsianitis (Grécia) e Antonis Fotsis (Grécia) por 2 encontros.
A medida foi tomada no seguimento dos confrontos entre sérvios e gregos em jogo a contar para os Jogos da Acrópole.
Veja aqui o vídeo.
A decisão foi anunciada antes do início do Campeonato do Mundo e tem efeitos imediatos, pelo que os atletas em causa não poderão participar nos primeiros jogos das respectivas selecções na competição. Assim sendo, o poste sérvio Nenad Krstic falha os encontros com Angola, Alemanha e Jordânia, enquanto o base Teodosic já poderá defrontar a Jordânia de Mário Palma. Quanto aos gregos Fotsis e Schortsianitis, não defrontarão China e Porto Rico.
Apesar dos quatro atletas serem elementos importantes nos dois conjuntos, a sua falta não deverá hipotecar as aspiações de qualquer destas equipas em seguir em frente na prova, até porque são apurados os 4 primeiros de cada um dos grupos. Alem destes castigos, o sérvio Krstic foi multado em cerca de 35000 euros e ambas as federações tiveram de pagar cerca de 15000 euros, quantias estas que serão usadas para apoiar programas educativos para jovens jogadores de basket.