Após uma ausência do site por motivos profissionais, volto às “páginas” do Planeta Basket com um pequeno texto sobre confiança dentro de um grupo.
A vida de um treinador passa muitas vezes pela gestão de todos os membros pertencentes à equipa, bem como os membros que indirectamente estão de alguma forma também a ela associados.
A gestão das tarefas que delegamos quer nos atletas, quer em todos os restantes membros envolventes, bem como os resultados obtidos, quer sejam pessoais ou colectivos, fazem-nos muitas vezes a nós treinadores ser também “psicólogos”.
Somos confrontados todos os dias com a falta de confiança de alguns atletas… Com a falta de confiança de colegas treinadores… Com a falta de confiança dos directores… Com falta de confiança de seccionistas… Com a falta de confiança de pais e adeptos… Por vezes temos de gerir também a nossa falta de confiança.
E tudo isto é uma tarefa que parece complicada.
De facto é importante que todo o grupo esteja bem para que tudo funcione da melhor forma.
É importante que não estando todos confiantes, que estejam alguns, pois por vezes o contágio vicia claramente a atitude de uma forma positiva.
Portanto, para além do treinador ser o líder do grupo, é importante que seja identificado um líder dentro dos atletas… Teoricamente o capitão de equipa. Que esse líder tenha uma atitude positiva perante o grupo, de incentivo, de apoio, por vezes de rigidez.
E aqui, entre jogadores e treinadores se cria o elo mais forte. A falta de confiança pessoal é muitas vezes superada pelo acreditar do grupo.
E na minha opinião, é no grupo que devemos pensar quando não sentimos confiança em nós próprios. É no grupo que devemos pensar quando não sentimos confiança no colega de equipa… É no grupo que devemos pensar quando não sentimos confiança no treinador…
E tudo, para o bem do grupo deve ser ultrapassado de uma simples forma. Dando sempre o máximo… Saindo de cada exercício, de cada treino, de cada jogo, de consciências tranquila… Sabendo que demos o máximo, quer o resultado tenha sido positivo ou negativo… Quer tenhamos ganho um jogo ou perdido um campeonato.
E esta é a confiança que precisas… A de acreditar que o melhor para o grupo é apenas que dês o teu melhor.