A Euroliga Feminina prepara-se para aprovar, na Assembleia Geral de Clubes a realizar durante o verão, novas regras para os equipamentos.
A medida, contudo, é polémica.Ventilada nos meios do basquetebol feminino europeu há alguns meses, tendo sido testada no All Star Game da Euroliga Feminina, a medida poderá ser imposta pela FIBA Europa às equipas participantes na próxima edição da prova.
Segundo o jornal catalão ARA, a medida visa impor os equipamentos justos ou de uma só peça, com os calções a ficarem, obrigatoriamente, 10 centímetros acima do joelho das atletas. Apesar de não ser uma medida inovadora, já que a Selecção Australiana a usa há alguns anos e a mesma foi já experimentada por uma equipa portuguesa, a polémica está instalada.
Muitas das jogadoras que experimentaram os novos equipamentos sentem-se desconfortáveis e os resultados da utilização dos mesmos não são nada animadores. Para além disso, uma medida estética e de clara diferenciação sexual no basquetebol, é mal vista por muitos adeptos da modalidade que já assinaram uma petição contra a implementação desta nova regra aqui.
Comentários
è uma pessima ideia.
Ou seja, em vez de atrairmos público pelo desporto em si, atraímos pelo "corpo" das intervenientes, como se se tratasse de um circo...
Deplorável e mais uma prova que o desporto feminino não tem o respeito que merece!