Em dia de folga da selecção nacional, aproveitamos para fazer uma breve análise a cada um dos grupos desta fase preliminar do Eurobasket.
Grupo B
Até ao momento, França (3-0) e Sérvia (3-0) seguem invictas na liderança do grupo e estão já apuradas para a fase seguinte.
Os gauleses liderados por Tony Parker, o melhor marcador do torneio com 28 pontos por jogo superaram a Letónia (0-3) e Israel (0-3), antes de baterem a Alemanha (2-1) de Dirk Nowitzki. Já os sérvios comandados pelo base Milos Teodosic, atleta com mais assistências até à data (7,3 por jogo) venceram a Itália (1-2), Letónia e Israel.
Na cauda do grupo, mas ainda não eliminadas da fase seguinte estão as selecções de Israel e da Letónia, que amanhã se defrontam entre si. A equipa que perder dirá adeus ao Eurobasket, no entanto a que triunfar terá ainda uma palavra a dizer no último dia desta fase, diante da Itália ou da Alemanha. Isto caso a Alemanha não carimbe já este domingo a passagem à fase seguinte com um triunfo frente à Sérvia.
Grupo C
Este é até ao momento o mais confuso de todos os grupos da primeira fase, em que todos os conjuntos já ganharam, mas já todos perderam tambem.
A liderança é de momento repartida entre Grécia, Macedónia e Croácia, todas com duas vitórias e uma vitória. No entanto, tanto a Finlândia, como Montenegro e a Bósnia-Herzegovina (1-2) estão ainda na luta pelo apuramento. Os jogos de amanhã são decisivos, sendo que em caso de vitória de gregos, macedónios e croatas, o apuramento para a fase seguinte fica desde logo assegurado.
Grupo D
À semelhança do que se passa no grupo B, a liderança é repartida por duas nações, por sinal, as duas favoritas do grupo, Rússia e Eslovénia. Ainda sem perder até ao momento e com o apuramento já garantido, interessa agora o melhor posicionamento possível no grupo, com a vitória no mesmo a ser decidida no último dia desta fase, quando russos e eslovenos se defrontarem.
Fica a sobrar uma vagas para três selecções, já que os belgas parecem praticamente afastados da fase seguinte. Ucrânia, Geórgia e Bulgária seguem com uma vitória e duas derrotas, sendo que os ucranianos têm teórica vantagem, visto que derrotaram os búlgaros e defrontam ainda a Bélgica.
Comentar