Decorreu, com enorme sucesso, no fim de semana de 5, 6 e 7 de Outubro em Braga o “Get Together” da FIBA Europa, que uma vez mais contou com a participação do extraordinário psicólogo, treinador e comunicador José Maria Buceta.
É para mim sempre um renovado prazer presenciar as suas palestras. Na sua intervenção no pavilhão da Universidade do Minho, José Maria Buceta, pediu à Sofia, jovem treinadora que o acompanhava para dar uma opinião sobre o que ela estava a observar. Como a grande maioria dos treinadores, preocupados em corrigir, a Sofia apenas referiu os erros que os jovens presentes cometiam. Foi então que José Maria Buceta se dirigiu à Sofia simulou que lhe tirava uns óculos inexistentes, os punha no chão e os partia e disse qualquer coisa como:
- Tens que trocar de óculos. Estes óculos só veem coisas negativas, agora põe uns óculos em que vejas coisas positivas.
Nesse momento recordei-me duma ação de formação realizada há cerca de dez anos realizada em Âncede, onde as minis presentes desconheciam totalmente o Jogo. Assim que eu atirei a bola ao ar e esta foi tocada, a menina que a recebeu dirigiu-se a correr para o cesto, no qual tinha de marcar. Face ao sucedido apitei e disse:
“Muito bem tu compreendeste claramente o objetivo do jogo e em que cesto é que tens de marcar”, e só depois do elogio, é que veio a correção: “ mas a partir de agora tens de compreender que no basquete para progredires tens de o fazer em drible“
Mudar comportamentos não é fácil, mas pensar um pouco sobre este brilhante momento de comunicação do José Maria Buceta, e um primeiro passo.