Agora, que o final da época se aproxima a passos largos, o minibásquete atinge o seu apogeu. Durante o mês de Julho a equipa do CNMB organiza nada mais, nada menos,
que os seus eventos mais importantes a Festa do Minibásquete em Paços de Ferreira e dois jamborees, um em São Miguel nos Açores e outro em memória a Mário Brites em Soutocico – Leiria. Para final de época é obra!
Temos consciência que há muita coisa que não está bem no basquetebol, mas também sabemos que apenas realçar o que vai mal, e transformarmos a nossa modalidade num muro de lamentações, não é a nossa postura, e não conduz certamente a lado nenhum.
No gala do jamboree de Cerveira, quando me perguntaram o que é eu menos gostava, respondi,que uma das coisas que eu menos apreciava era a ingratidão.
Começa esta semana a 3ª edição da Festa do Minibásquete e sinto que é meu dever e obrigação mostrar a minha gratidão a Paços de Ferreira – Capital do Móvel e ao seu presidente Pedro Pinto.
Na cerimónia de abertura do ano passado dirigindo-me pessoal e publicamente ao Presidente da Câmara de Paços de Ferreira afirmei, que nos tempos que corriam era um acto de coragem apoiar eventos como a Festa do Minibásquete, pois nem os seus protagonistas, os minis, tem capacidade de voto, nem a maioria deles pertencia ao concelho.
Passado um ano, ter a disponibilidade de nos tempos que correm apoiar pela terceira vez consecutiva este evento, fez-me lembrar da frase do grande poeta brasileiro Machado de Assis reveladora de um grande sentido de humanidade que lhe reconheço. Sinto, que para pessoas como o senhor “a gratidão de quem recebe um benefício é bem menor que o prazer daquele de quem o faz”.
Senhor presidente em nome do minibásquete e mais importante do que isso, em nome das largas centenas de jovens de norte a sul deste país, a quem tem proporcionado uma experiência memorável, o meu enorme obrigado.
A Festa do MB tem uma história. Como não quero que a gratidão tenha, como diz a sabedoria popular, memória curta, sinto a obrigação de contar na próxima semana como surgiu este evento, como forma de agradecimento aos seus principais obreiros e grandes pilares desta organização.
Para história deste evento tem de ficar em lugar de destaque o nome, de quem após o Fórum do Minibásquete realizado em Freamunde - Paços de Ferreira em 2009, sonhou realizar este evento no seu concelho: Armindo Calção. Outro nome indissociável a este evento é o do Presidente do CNMB, Mário Batista que, quando face às dificuldades do primeiro ano vacilei, foi o grande impulsionador, a vários níveis, para que este evento se realizasse.
Estes eventos não são possíveis sem uma equipa. Sem nos esquecermos do inequívoco apoio, dado desde a primeira edição pelo Grupo Martins nas pessoas dos senhores Adelino Martins e Marques Pereira, e do envolvimento do vereador Dr António Coelho; para mim é um privilégio trabalhar com pessoas como o Sérgio Rosmaninho, Paulo Neta, Casimiro Queirós, Ana Pinto e Eduardo Almeida.
Termino como comecei com uma citação, neste caso e Epicuro
“As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo.”
Há razões para estarmos preocupados, no entanto a trabalhar com pessoas como as que mencionei neste texto só posso estar confiante e feliz.
Comentários
Ainda hoje terminamos um "Campus2013" de 3 dias dedicados ao Minibasquete, também ele fortemente apoiado, pelo Município, e instituições locais, sempre com enorme disponibilidade .
A si San Payo Araújo e equipa, sejam sempre bem vindos, e regressem todos os anos, que contarão com a nossa ajuda.