Enquanto Portugal celebra o 9º lugar alcançado pela seleção nacional feminina de sub-18, é tempo de atentar nos resultados obtidos pelas várias seleções jovens ao longo dos últimos anos.
A estatistica que se segue centra-se apenas nos resultados obtidos pelas nossas seleções jovens desde 2005, ano em que se uniformizou o sistema de competição por divisões, que ainda hoje persiste.
De referir que nestes 9 anos de competição, Portugal apenas competiu na divisão A em 4 ocasiões (de 54 possíveis). Duas foram protagonizadas por seleções masculinas, nomeadamente os sub-16 em 2006 e 2007 e as restantes duas pelas seleções femininas de sub-20 (2012) e de sub-18 (2013). Nestas quatro presenças, a manutenção foi conseguida em metade das ocasiões, sendo que há a realçar a subida, este ano, da seleção de sub-16 feminina à divisão A.
Os gráficos não mentem e demonstram bem a evolução que o basquetebol português tem sentido nos últimos anos. Por um lado, o feminino tem vindo a crescer com o nível das nossas seleções a aproximar-se do top 16 da Europa, que corresponde às equipas que competem na divisão A. Por outro lado, no sector masculino os resultados não têm sido tão animadores. com as curvas a aproximarem-se cada vez mais da parte inferior dos gráficos.
O futuro é incerto, claro, mas se sector no feminino parece bem encaminhado, já no masculino o cenário é bem mais acinzentado...