Sendo da minha competência promover na AB Leiria momentos de formação contínua para treinadores, nomeadamente treinadores dedicados às etapas de iniciação desportiva,
é com agrado que partilho e vos desafio a participarem na Acção de Formação Contínua que iremos desenvolver no próximo dia 3 de Novembro no Pavilhão do Instituto Educativo do Juncal.
E porquê o Juncal? Nesta vila do Concelho de Porto Mos, por inícios deste século alguém que como eu possui uma grande paixão pela modalidade decidiu dar continuidade ao projeto do desporto escolar e formar um clube de basquetebol. Xavier Silva, passo a passo e com a paciência que o caracteriza, foi procurando criar condições para que emergisse o IEJOTA. Preocupados essencialmente em formar jogadores, o IEJOTA tem procurado resistir às dificuldades pelas quais passa o desporto Juvenil, dedicando os seus treinadores tempo para capacitar os seus atletas de “ferramentas” para jogar e gostar de Basquetebol. Passada uma década, relevantes têm sido os resultados obtidos por este pequeno clube de formação. Cristóvão Cordeiro (jogador da Ovarense); Carlos Ferreirinho (Jogador do Benfica), João Grosso (Dragon Force); Rafael Pereira (integrou o CAR Jamor); André Ketterer (integra o projeto CAR Jamor) são alguns dos verdadeiros títulos ganhos por quem se preocupa com o atleta e a sua evolução. No próximo Domingo, Xavier Silva vai partilhar com os treinadores presentes alguns dos seus conceitos para incrementar capacidade para jogar basquetebol em jovens praticantes que se iniciam na modalidade em idade de sub-12/Sub-14.
A partilha de saberes é uma responsabilidade do treinador, enquanto agente que se preocupa com a evolução da modalidade, vários são os momentos onde a oportunidade de partilha de experiências e metodologias surge. Esta acção, habitual neste momento da época pretende abrir essa oportunidade a treinadores dos nossos clubes filiados. Nesta edição contarremos com a colaboração do Luís Zambujo, há algumas épocas responsável técnico do Núcleo Sportinguista de Leiria (NSL). O projeto do NSL parte da chama que emergiu nos últimos anos na tentativa de revitalizar o basquetebol no Sporting Clube de Portugal. Nessa linha tem sido possível revitalizar o historial recente deste clube. Tendo no seu palmarés um título nacional da antiga 1ª Divisão Nacional (actual Pró Liga), equipa na altura liderada pelo companheiro treinador José Miranda, o NSL tem hoje como prioridade aumentar a sua base de praticantes. Sendo um trajeto difícil é igualmente um trajeto aliciante e que obriga a desenvolver uma metodologia própria de trabalho. Depois de 3 épocas apenas com equipas de minibasquete o NSl apresenta a sua primeira equipa de sub-14. Como foi construído o jogo na transição sub-12 para sub-14? É esse o propósito da intervenção de Luís Zambujo na acção do próximo dia 3.
O primeiro fim de semana de novembro é igualmente um momento dedicado ao projeto Seleção do Futuro. O Comité Distrital de Minibasquete, irá desenvolver no dia 3 de Novembro, tal como nas últimas duas épocas uma sessão de observação de praticantes que num futuro próximo, possam via a integrar a seleções distritais de sub-14. Cerca de 50 praticantes, entre rapazes e raparigas irão deslocar-se ao Pavilhão do Juncal e…jogarem.
Para que esta iniciativa vá ganhando uma filosofia e critérios muito próprios, teremos mais uma vez o privilégio de contar com a presença do San Payo Araújo. Desta vez partilhando saber em três momentos importantes: primeiro através do seu brilhante contributo, ao longo dos vários artigos do Planeta Basket dedicados à sua experiência vivida em Collel; em segundo lugar através da sua intervenção na acção para treinadores a realizar no período da manhã de dia 3 – Captação de Talento, como quando e porquê? Por último através da sua participação na acção da seleção do futuro dando-nos a sua contribuição na identificação de atletas com potencial para no futuro poderem integrar as seleções distritais de Leiria.
Está dado o primeiro para passo para que este fim de semana possa constituir um espaço de partilha de saberes, de experiências. Afinal, uma atitude a manter e a fomentar enquanto agentes de mudança que somos.
A todos os companheiros treinadores que queiram participar neste momento formativo, fica desde já lançado o desafio para formalizarem a inscrição (ver anexo a este artigo).
O passo seguinte? Pois bem, a partilha de saberes será expressa em várias iniciativas de formação contínua para treinadores, à vontade de trazermos novamente a ANTB à nossa associação, na sua atividade ANTB na estrada.
Para a seleção do futuro, que passo seguinte? Acompanhar e influenciar positivamente o percurso formativo de todos estes atletas, identificando claramente os que, na opinião dos treinadores presentes expressam potencial para futuramente poderem integrar as seleções distritais masculinas e femininas.
Como nos ensinou o Prof. Hermínio Barreto, pensemos no Amanhã sempre que aos nossos jovens dedicamos tempo ao ensiná-los.
Ver o cartaz do Acção de Formação Contínua - Juncal - 3 de novembro 2013
Ver o Programa do Acção de Formação Contínua - Juncal - 3 de novembro 2013
Ficha da Inscrição
Comentários