“Ao longo da vida somos confrontados com novos desafios e temos de renovar as nossas práticas.”
Paulo Sousa
No meu último artigo “MB Challenge Skill” escrevi “mais do que nunca temos que ser criativos para possibilitar, (a par de exercícios e concursos individuais que promovem o desenvolvimento dos fundamentos e das capacidades condicionais e coordenativas), actividades competitivas com cariz colectivo destinadas aos minis.”
Contudo se as estafetas são sempre estimulantes, tem sempre um senão, o tempo de empenhamento motor de cada criança é sempre muito reduzido. Exemplo no fim duma estafeta que poderá demorar para toda a equipa 20 minutos, caso o participante só tenha realizado dois percursos na verdade apenas teve cerca de 2 minutos em acção.
Para resolver essa situação resolvi então organizar a actividade para os minis em três blocos: aquecimento, estafeta e exercícios finais.
Para o aquecimento e exercícios finais colocamos com fita de pintor 8 marcas bem afastadas ao longo da linha lateral dos dois campos e colocamos cada equipa no campo onde vai realizar a estafeta.
O aquecimento é dirigido para as duas equipas por um treinador designado, com apoio, para correções dos treinadores das equipas presentes e sempre com um conteúdo subjacente, com por exemplo, exercícios de desenvolvimento da corrida, exercícios de aprendizagem ou desenvolvimento do drible, exercícios de aprendizagem do passe 0, exercícios de arranques e paragens do drible etc…
Durante o aquecimento e exercícios finais, os jovens no máximo 16 (8 em cada campo deslocam-se para frente e para trás entre as duas linhas laterais do campo onde estão.
Exemplo duma sessão:
- 10 min - Aquecimento – Exercícios de desenvolvimento da técnica de corrida
- 25 min – Realização da estafeta ou estafetas conforme proposta em anexo
- 10 min – Exercícios finais – Exercícios de aprendizagem ou aperfeiçoamento do drible.
Em anexo apresento o documento completo com as regras da estafeta e normas do plano de contingência assim como o boletim para registar o resultado da estafeta.
Obrigado amigo Paulo Sousa por tão bem identificares a necessidade dos tempos que estamos a viver.
MB “Challenge Skill Relay”
Boletim do MB Challenge Skill Relay