A importância dos planos de desenvolvimento
 
Localização: HOME

A importância dos planos de desenvolvimento

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

Expansão em Lisboa até 1974No último artigo o Prof, Jorge Araújo refere que "Lamentavelmente, as "habituais" alternâncias político partidárias e correspondentes decisões de "terra queimada"

relativamente ao que estava a ser feito até então...a partir de 1977... tudo aquilo foi "desaparecendo"...(1)

 

Contudo as sementes do desenvolvimento desportivo, tão importantes para a expansão da atividade desportiva pelo país, lançadas pelo Prof. Alfredo Melo Carvalho, não se extinguiram logo. O desaparecimento do Plano de Desenvolvimento do Basquetebol, e de outras modalidades, financiado pela Direção Geral dos Desportos ainda vai levar alguns anos até à sua extinção.

Em 1979 o responsável pelo Plano desenvolvimento do Basquetebol, era o Prof. Eduardo Monteiro e Daniel Pereira da Silva o coordenador nacional do minibásquete. Ambos estiveram fortemente envolvidos na realização dum evento marcante no universo do minibásquete, que decorreu na cidade de Castelo Branco, “Os jogos juvenis Nacionais de Minibásquete", financiados pela Direção Geral dos Desportos.

Foi com grande satisfação, que Cremildo Pereira foi convidado a estar presente neste grandioso evento que reuniu mais de setecentos jovens vindos, cerca de 500 rapazes e 200 meninas, vindos de todo o país. Nessa ocasião conforme reportagem do jornal “Mundo Desportivo" de 18 de julho de 1979 Augusto Murat menciona “É grato ter entre nós o pioneiro do minibásquete, esse homem magnânimo Cremildo Pereira (…) E é pena que outros precursores professores Mário Lemos, Eduardo Nunes e Carlos Gonçalves não possam igualmente estar connosco, mas nós a eles dedicamos o merecido quinhão que lhes compete.” (2)

A montagem da pesada logística para este evento ficou a cargo do Delegado Regional dos Desportos de Castelo Branco prof. Mário Pissara que menciona na Mundo desportivo: “Ao planearmos a montagem de toda a máquina, desde o aspecto logístico ao técnico, fomos bem sucedidos, porque, felizmente, as entidades deste distrito corresponderam e acarinharam a iniciativa, ultrapassando até a nossa própria expectativa.

Não posso esquecer toda a colaboração prestada na montagem do acampamento, na confeção das refeições, de que se encarregou o comandante do Regimento de Infantaria, coronel Fausto Pereira Marques, o presidente do município, por seu lado, cedeu as instalações do Parque de Campismo, onde todas as tendas foram eletrificadas, além da montagem dum grande estrado, na Praça do Município para a cerimónia inaugural, também obra do Munícipio”(3)

Neste grandioso acampamento estiveram minis vindo de Angra do Heroísmo, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Horta, Leiria, Lisboa, Ponta Delgada, Porto Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu e naturalmente Castelo Branco.


(1) Araújo, Jorge - Troca de correspondência por email 25/11/2024
(2) Murat, Augusto – jornal Mundo Desportivo 18 de julho de 1979
(3) Pissara, Mario - jornal Mundo Desportivo 18 de julho de 1979

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária