A Bélgica venceu Portugal, por 60-58, em Coimbra, no último jogo do Grupo A da fase adicional de qualificação para o Campeonato da Europa e garantiu o acesso à final com a França, num duelo que atribuirá a derradeira vaga para a prova que decorrerá em Setembro, na Polónia.
Portugal acabou por somar por derrotas os 4 embates realizados nesta fase, falhando o objectivo de repetir o desempenho de 2007, altura em que logrou chegar à fase final, realizada em Espanha.
Já sem hipóteses de qualificação, o conjunto orientado por Moncho López entrou mal, vendo os belgas - precisavam de vencer, pois em casa de derrota seria a Bósnia a seguir em frente para a final com a França - marcar os 8 primeiros pontos do encontro.
A exemplo do que se viu em todos os jogos nesta fase, Portugal defendeu de forma bastante interessante, mas as dificuldades ofensivas obstaram, mais uma vez, à conquista de um triunfo. No final do primeiro período, a equipa lusa somava apenas 9 pontos, contra 16 do adversário.
O segundo parcial não foi muito diferente, embora se tenha verificado um empate (11-11). Portugal continua a procurar disfarçar as lacunas do jogo interior apostando nos lançamentos longos. Porém, no final, a estatística mostrava que das 30 tentativas de triplos, somente 5 foram concretizadas...
A perder por 7 ao intervalo (20-27), Portugal subiu (e muito) de produção no terceiro quarto, entrando nos derradeiros 10 minutos a 4 de distância do opositor (39-43).
Os nervos, como seria de esperar, imperaram nos derradeiros instantes, com Portugal a tentar, pelo menos, vencer um jogo nesta fase e os belgas, compreensivelmente, à procura do "visto" para a fase seguinte. João Santos e Carlos Andrade tiveram oportunidade de virar o marcador (através de um triplo) ou de forçar o prolongamento, mais a bola teimou em não entrar.
Carlos Andrade foi o elemento em destaque na equipa nacional, marcando 16 pontos e somando ainda 7 ressaltos e duas assistências.
Portugal alinhou de entrada com José Costa (11 pontos), Carlos Andrade (16), João Santos (5), Miguel Miranda (0) e Elvis Évora (5). Jogaram ainda David Gomes (2), Rui Mota (0), João "Betinho" Gomes (10), Filipe da Silva (0), Jorge Coelho (8) e João Figueiredo (1).