Postes do Barcelos fazem a diferença
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LIGA FEMININA Liga Feminina: Noticias Postes do Barcelos fazem a diferença

Postes do Barcelos fazem a diferença

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Sem a sua principal referência interior (a poste Brigitta Cismasiu), lesionada com gravidade numa aula de Educação Física (rotura de ligamentos cruzados), no dia 9 de Fevereiro, o CAR Jamor tinha muito poucas hipóteses de discutir o jogo com o Basquete Barcelos, a contar para a série especial da Liga Feminina.
 
Mariyana Kostourkova só teve 8 jogadoras disponíveis e uma delas (Paula Couto) tinha retirado na véspera o gesso de um dedo (contusão num treino em meados de Fevereiro).
 
Mesmo assim as pupilas de Kostourkova entraram desinibidas e comandaram até ao minuto 5 (8-5). Depois, sem arcaboiço para lutar de igual para igual com as postes forasteiras, a norte-americana Amaka Uzomah e a capitã da Selecção Nacional, Sara Filipe, foram averbando faltas atrás de faltas, com as barcelenses a conseguirem um parcial de 0-10, com 7/7 da linha de lance livre, terminando o 1º quarto já na frente (8-15).
 
Cometendo menos erros no 2º período (apenas 1 turnover contra 6 cometidos nos primeiros 10 minutos), o colectivo de Kostourkova conseguiu igualar (16-16), mas alguma ingenuidade das anfitriãs foi aproveitada pelas comandadas de Pedro Maio, mais experientes, para colocar a diferença em 11 pontos (18-29), quando se atingiu o intervalo.
 
Embora tenha reentrado mal na partida (18-33), à entrada do minuto 23, obrigando a sua treinadora a parar o jogo, o CAR Jamor conseguiu encostar o resultado no minuto 29 (35-41), com um parcial de 7-0, depois de Susana Cardoso e Joana Jesus terem acertado um triplo cada uma, assumindo as despesas da equipa no 3º quarto (17-16), no tocante à marcação de pontos (7 cada uma), com a base Jéssica Almeida a anotar os restantes.
 
Entrando para o último período com uma desvantagem de 10 pontos (35-45), as pupilas de Kostourkova não suportaram o maior poder atlético das barcelenses, com Sara Filipe a impor-se na área restritiva, marcando 11 dos seus 17 pontos nos derradeiros 10 minutos (8-19).
 
Resultado final: CAR Jamor 43-64 Basquete Barcelos        
 
Nas vencedoras, que se apresentaram desfalcadas de Anabela Martins e Ana Tenreiro, destaque para um trio formado por Amaka Uzomah, MVP do encontro, ao contabilizar 15 pontos, 9 ressaltos sendo 5 ofensivos, uma assistência, 2 roubos, um desarme de lançamento e 6 faltas provocadas, Daniela Domingues (11 pontos, 1 triplo, 6 ressaltos sendo 2 ofensivos, duas assistências, 1 roubo e 5 faltas provocadas) e Sara Filipe (17 pontos, 7 ressaltos sendo 2 ofensivos, duas assistências, 1 roubo e 6 faltas provocadas, estando irrepreensível da linha de lance livre, ao converter as 11 tentativas de que dispôs).
 
Na formação do CAR Jamor, a mais valiosa foi Joana Jesus (15 pontos, 1 triplo, 6 ressaltos defensivos, duas assistências, 3 roubos e duas faltas provocadas), seguida por Susana Cardoso (13 pontos, 1 triplo e 6 ressaltos sendo metade ofensivos), Jéssica Almeida (9 pontos, 3 ressaltos sendo 2 ofensivos, 5 assistências e 1 roubo) e Inês Pinto (8 ressaltos e 3 roubos).
 
Em termos globais, a supremacia do Basquete Barcelos assentou principalmente na maior eficácia nos duplos (36%-43%), no maior número de faltas provocadas (8-21), marcando 24 pontos de lance livre e no menor número de erros cometidos (19-12 turnovers), embora tenha sido ligeiramente mais colectivo (8-10 assistências) e conseguido mais um roubo que o adversário (8-9 roubos). Por seu turno o CAR Jamor, pese o facto de ter ganho a luta das tabelas (33-30 ressaltos), rectificando na etapa complementar, só conseguiu ser mais eficaz nos tiros do perímetro (22%-13%), com cada equipa a converter apenas 2 triplos.
 
Ficha do jogo
 
CAR Jamor (43) - Jéssica Almeida (9), Joana Jesus (15), Inês Pinto, Susana Cardoso (13) e Margarida Carvalho (4); Paula Couto, Helga Gonçalves (2) e Catarina Vieira
 
Basquete Barcelos (64) - Daniela Domingues (11), Célia Simões (7), Ana Paula Silva (5), Sara Filipe (17) e Amaka Uzomah (15); Rita Barbosa (3), Sara Pereira, Filipa Costa (4), Ana Marques (2) e Rita Silva
 
Por períodos: 8-15, 10-14, 17-16, 8-19
 
Árbitros: Rui Fonseca e Joana Pessoa
 
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária