A Sabedoria de Wooden
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS ARTIGOS DIVERSOS A Sabedoria de Wooden

A Sabedoria de Wooden

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

altJohn Robert Wooden (14 Outubro 1910 – 4 Junho 2010) foi um dos maiores treinadores de sempre, deixa um legado profissional e pessoal de grande importância, que está disponível em diversos livros da sua própria autoria e agora num resumo final intitulado:

“The Wisdom of Wooden: My Century On and Off the Court”. Entre dezenas de tópicos de interesse, ficam de forma mais vincada, a definição de sucesso (é a paz de espírito que é resultado directo da satisfação própria em saber que você fez o melhor que pôde para se tornar o melhor que você é capaz de se tornar), a pirâmide do sucesso (ver figura em baixo) e a distinção entre carácter e reputação (o seu carácter é o que você realmente é, enquanto a reputação é apenas o que os outros pensam que você é).

Referem os seus jogadores, que ele se preocupava mais em ensinar sobre a vida e as pessoas, e menos sobre o basquetebol, relembrando-os constantemente que apenas se tornariam bons jogadores assim que se tornassem boas pessoas. É esta provavelmente uma das razões pela qual a sua obra é admirada em várias àreas das ciências sociais e que influenciou a vida de tantas pessoas.

Mais do que o discurso, ficou também o exemplo de um Homem que considerava que não podia viver um dia perfeito sem fazer algo por alguém que provavelmente nunca lho poderia retribuir.

Sampaio, Marques, Silva

Boletim Performance Desportiva, Volume 2, Número 5

alt

 

Comentários 

 
+1 #1 JBTorre 14-09-2010 13:33
Um ser humano a considerar. Vale a pena ler algumas das coisas que escreveu. Posso estar enganado mas parece-me um exemplo de simplicidade e de um carácter aberto ao contrário do que observo em muitos agentes do basquetebol que tenho conhecido ao longo de décadas, fechados e arrogantes.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária