Crónica da 15ª jornada
 
Faixa publicitária
Localização: HOME 1ª DIVISÃO FEMININA 1ªDIV Feminina: Noticias Crónica da 15ª jornada

Crónica da 15ª jornada

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

altEm Lousada, na 15ª jornada da 1ª Divisão, o líder Montijo teve muitas dificuldades para alcançar o triunfo (Lousada 70 – Montijo 73, após 2 prolongamentos).

O público presente assistiu a um excelente espectáculo de Basquetebol, entre duas boas equipas, que provaram a qualidade do Campeonato da 1ª Divisão. O Lousada entrou muito forte e liderou sempre o 1º período (ao fim de 10 minutos o resultado era de 16-13). No 2º período, o Lousada continuou a cumprir a estratégia de jogo que tinha delineada, no plano defensivo e ofensivo. Ainda assim, a equipa visitante acabou por ser ligeiramente superior e o intervalo chegou com o marcador a indicar uma igualdade (27-27). O 3º período foi o menos conseguido por parte das locais, com uma defesa menos agressiva e com pouca concentração no ataque. O Montijo manteve o bom rendimento e ganhou 8 pontos de vantagem, que foram encurtados pelo Lousada já no final do período (40-44). No 4º período o Lousada deu o seu melhor no plano defensivo (apenas 7 pontos sofridos) e conseguiu empatar o resultado a 51. Na última posse de bola, e após um desconto de tempo, o Lousada não conseguiu concretizar e o jogo foi para prolongamento. Nos 5 minutos adicionais começou-se a sentir o cansaço de ambas as formações e as defesas foram menos eficazes, cometendo alguns erros e permitindo a concretização dos ataques (10 pontos convertidos para cada lado), levando o jogo para novo prolongamento. No 2º prolongamento o Lousada entrou mais forte, voltando a defender de forma muito eficaz, conseguindo mesmo uma vantagem de 6 pontos, que deixou escapar nos últimos 3 minutos, fruto da menor eficácia no ressalto defensivo e das boas opções do Montijo nos ataques finais do jogo. Com 8 segundos para jogar, o Lousada perdia por 2 pontos e, após um desconto de tempo, tentou o último ataque para vencer a partida mas não conseguiu concretizar. No último segundo, o Montijo ainda beneficiou de 2 lances-livres e aumentou a diferença para 3 pontos.

Em Ermesinde, C.P.N. e Estoril defrontavam-se num jogo importante para a classificação, dado que as equipas estavam empatadas no número de vitórias. No 1º período as visitantes foram ligeiramente superiores e distanciaram-se para 11-14. O 2º período foi de maior equilíbrio, tendo o C.P.N. conseguido encurtar a desvantagem para 1 ponto. No entanto, nos últimos minutos, antes do intervalo, a equipa local perdeu algumas bolas importantes e cometeu algumas faltas em acto de lançamento, bem aproveitadas pelo Estoril para chegar ao intervalo a vencer por 28-31. O 3º período foi de novo equilibrado e a incerteza do vencedor mantinha-se (40-44). No derradeiro período, a equipa de Ermesinde esteve muito forte defensivamente (apenas 8 pontos sofridos), conseguiu equilibrar na luta dos ressaltos e ofensivamente seleccionou bem os lançamentos (boa eficácia de 20 pontos convertidos), o que valeu o triunfo por 60-52. Com este resultado o C.P.N. distanciou-se do Estoril nos lugares de acesso ao Play-Off.

A Ovarense recebeu o Quarteira e venceu por 60-47. A equipa local não contou com as suas atletas juniores, em virtude do jogo que disputavam para o Campeonato Nacional de Juniores. A equipa algarvia entrou muito forte na partida com 2-10. A Ovarense, após um desconto tempo, recuperou e encurtou a desvantagem para 10-14 no final do parcial. No 2º período, a equipa local aumentou a intensidade defensiva e explorou muito bem o contra-ataque para chegar ao intervalo a vencer por 31-25. Na 2ª parte as duas formações baixaram a intensidade, fruto de algum desgaste físico. A Ovarense manteve uma ligeira superioridade (parcial do 3º período 18-14 e do 4º período 11-8) e carimbou a vitória.

A Escola Maria Alberta Meneres recebeu e venceu o S.C. Coimbrões por 63-45, mantendo assim a perseguição ao líder Montijo. Até ao intervalo, o jogo manteve-se equilibrado (29-23). Na 2ª parte a equipa de Sintra impôs o seu jogo, com intensidade defensiva, maior poderio nos ressaltos e eficácia no tiro de curta e longa distância, pelo que a vantagem foi aumentando com o passar dos minutos.

O Santarém apresentou-se em Calvão com algumas baixas importantes, pelo que nunca conseguiu contrariar o poderio do Colégio Calvão, que controlou todos os aspectos do jogo (vitória por 75-26).

Na ilha da Madeira, num bom jogo de Basquetebol, o Marítimo levou de vencido o Gafanha por 51-40. As madeirenses mereceram o triunfo, mas as atletas da Gafanha da Nazaré, como é hábito, venderam bem cara a derrota.

Resultados da 15ª Jornada
Esc.M.Alberta Menéres 63-45 S.C. Coimbrões
Lousada A.C. 70-73 MONTIJOBANDABASKET
ColCalvao/MarisCªNova 75-26 Santarém Basket
C.S.M. / C.S.CAB 51-40 Gafanha Esporgel
Ovarense/HELLO KITTY 60-47 QuarteiraTubarões
CPN 60-52 Estoril Basket

alt

Próxima jornada - 19/02/2011
MONTIJOBANDABASKET - Gafanha Esporgel 
Santarém Basket - CPN
QuarteiraTubarões - Lousada A.C.
ColCalvao/MarisCªNova - C.S.M. / C.S.CAB
S.C. Coimbrões - Ovarense/HELLO KITTY

26/02/2011
Estoril Basket - Esc.M.Alberta Menéres

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária