A nutrição MVP
 
Localização: HOME CAMPOS CAMPOS MVP A nutrição MVP

A nutrição MVP

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

A nutrição MVPDesde o primeiro dia, os Campos MVP traçaram um caminho de modo a que tudo estivesse direcionado para um objetivo: a construção correta do jovem atleta de basquetebol.

Nos 4 anos de projeto temos adicionado a cada campo novas ferramentas e transportando do campo anterior o que de bom ele nos provou ter.

Em 2011 damos um dos passos mais importantes dos Campos MVP, um passo que ajuda os atletas a conseguiram melhores performances desportivas mas acima de tudo ajuda-os a construir uma vida mais saudável a curto, médio e longo prazo. Estamos falando de Nutrição.

E este passo, embora já dado noutros anos, tem muito mais relevo em 2011, pois pela primeira vez iremos ter uma nutricionista, a Dra. Joana Mendes Cruz, que não irá apenas fazer uma construção detalhada de todo o plano alimentar como realizar uma palestra para pais e atletas no último dia de campo sobre o tema.

Joana Mendes Cruz licenciou-se em Nutrição e Engenharia Alimentar no Instituto Superior de Ciências da Saúde Sul (Atual ISCS Egas Moniz) e posteriormente em Ciências da Nutrição no mesmo instituto, tem um longo de trabalho em nutrição nos últimos 10 anos, em diferentes áreas, das quais iremos realçar as seguintes: responsável pelo aconselhamento alimentar no Gabinete de Aconselhamento para a Actividade Física da Câmara Municipal de Lagoa e Professora de Nutrição e Exercício na licenciatura de Educação Física e Desporto do ISMAT, Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

Ao juntar-se à equipa técnica dos Campos MVP, a Dra. Joana Mendes Cruz traz competência, qualidade e profissionalismo a uma componente do projecto considerada vital.

De seguida, apresentamos um texto escrito pela nutricionista oficial dos Campos MVP, sobre a alimentação dos jovens atletas na edição deste ano:

A Alimentação dos jovens atletas dos Campos MVP

A nutrição é parte integrante da preparação do atleta, visando o seu melhor desempenho. Consequentemente, a formação e o treino em qualquer modalidade deverá contemplar, também, a aprendizagem de hábitos alimentares saudáveis e adequados à prática desportiva, nos treinos ou em competições.

Estudos recentes confirmam que as crianças e adolescentes portugueses, mesmo atletas ou com prática de exercício físico regular, apresentam hábitos de consumo alimentar incorrectos, os quais são muitas vezes fruto de défices na informação nutricional e lacunas em termos de educação alimentar.

Muitos erros, mitos e superstições estão ainda associadas à alimentação, especialmente à alimentação para o desporto, conduzindo a práticas alimentares desequilibradas e, por vezes, pouco seguras.

É fundamental que, tanto os jovens atletas como os pais, treinadores e orientadores, compreendam claramente que o crescimento e o desporto impõem necessidades aumentadas de calorias mas exigem, também, um enorme rigor no equilíbrio entre os nutrientes.

É este o fio condutor da alimentação nos Campos MVP. Informar, formar e educar os jovens atletas mostrando-lhes, na prática, as vantagens físicas e mentais de uma alimentação saudável e equilibrada, associada ao treino intenso e à competição.

A associação entre performance, alimentação e hidratação é clara e cientificamente provada e comprovada, pelo que só o atleta consciente das suas necessidades, educado e disciplinado para práticas alimentares correctas, poderá evoluir e alcançar um melhor desempenho desportivo.

Sabemos que os pais são os nossos grandes aliados nesta transmissão de conhecimentos, pelo que serão envolvidos e convidados a assistir a uma comunicação sobre nutrição no final do campo.

Desejamos a todos um excelente Campo MVP 2011.

Joana Mendes Cruz
Nutricionista

Texto escrito de acordo com regras anteriores ao novo acordo ortográfico

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária