Defesa ou ataque
 
Faixa publicitária

Defesa ou ataque

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 9
FracoBom 

Defesa ou ataqueÉ das questões mais antigas do basquetebol e talvez do desporto, uma boa defesa ganha a um bom ataque ou um bom ataque é que ganha a uma boa defesa?

Defendo o desporto acima de tudo no sentido de carregar valores essenciais para a estruturação do jovem atleta. Fala-se muito que a prática desportiva é uma escola de valores mas muitas das vezes são criados “chavões” que muitas pessoas usam, mas em termos práticos não trazem conteúdo pedagógico.

A própria modalidade, através dos seus conteúdos técnico-táticos, pode servir de base para desenvolver os tais valores pedagógicos, valores estes que com o decorrer de uma temporada, ajuda a estruturar o jovem atleta.

Acredito que o jogo de basquetebol desenvolve-se através da defesa (ganhando a posse de bola), para contra-ataque (tentando marcar antes da outra equipa se organizar), para um ataque de 5 x 5 (tentando um lançamento de percentagem elevada usando o talento dos jogadores dentro de um enquadramento de organização tática).

Não consigo encontrar uma abordagem ao jogo onde o ataque é posto à frente da defesa, derivado do facto que o primeiro objetivo de uma equipa é ganhar a posse de bola (começando logo na bola ao ar).

De um ponto de vista psicológico, esta abordagem tem uma vantagem evidente: uma defesa eficiente que force o ataque a cometer erros, reduz a pressão de “ter” que marcar a todo o custo para nos mantermos no jogo.

Tendo a convicção que temos que proteger o nosso cesto não permitindo cestos fáceis, permite aos nossos jogadores a hipótese de jogar em contra-ataque/transição mais vezes, e em geral com lançamentos de maior percentagem, aumentado a sua autoestima e confiança.

Deixarmos o nosso defesa para irmos parar a penetração de um outro atacante que acabou de ultrapassar um colega, implica não só uma vontade enorme de ajudar o outro mas também fazer perceber como equipa que, se cometermos um erro, algum colega irá lá estar para proteger o nosso cesto.

O verdadeiro e profundo significado de “trabalho de equipa” é a capacidade que temos em ajudar os nossos colegas e a confiança de que vamos ser ajudados por outros sempre que precisarmos.

A criação do conceito de equipa não é só possível através de conteúdos técnicos e táticos mas também em definirmos e aceitarmos princípios de interação entre as pessoas, algo que está constantemente presente no processo de treino.

Um trabalho diário em componentes técnico/táticos defensivos é fundamental para definir e reforçar princípios éticos que queremos para a equipa com o intuito de jogarmos juntos, partilharmos e vivermos juntos momentos da nossa vida.

Ensinarmos os nossos jovens que quando a defesa está a trabalhar, cada jogador depende de si próprio e não da bola (no caso do ataque onde só existe uma bola e a atenção centra-se muitas vezes na mesma), é essencial para desenvolver os tais conceitos de equipa, solidariedade, ajuda ao próximo, entre outros.

“Ataque ganha jogos, defesa ganha campeonatos”, já diz o velho ditado da nossa modalidade, mas este ditado só faz sentido quando percebemos que por detrás do mesmo está uma verdadeira equipa onde todos os jogadores, desde o que mais minutos joga até ao último jogador do banco, todos têm que trabalhar no mesmo sentido, todos têm que perceber que o verdadeiro sentido de equipa tem a sua maior expressão na defesa.

You know!

Este texto está redigido segundo o novo acordo ortográfico

 

Comentários 

 
+4 #2 Nuno Tavares 01-02-2012 19:59
Deixa-me desde já agradecer pelo comentario.

São exactamente este tipo de opiniões que eu acho fundamentais para que possamos todos evoluir, não me cabe a mim esgrimir trocas de opiniões onde irei desafiar e provar que o que o Tomás Freitas disse é verdade ou mentira, mas fundamentalment e referir que o desafio mental sobre o jogo em si é de uma mais valia tremenda para que possamos dar passos em frente e não andarmos a aqui a ver quem é o "maior galo no poleiro".

Obrigado Tomás!
Citar
 
 
+1 #1 Tomás Freitas 01-02-2012 18:47
Antes de mais parabéns pelo artigo!

Permita-me no entanto discordar quando diz que não consegue encontrar uma abordagem ao jogo onde o ataque seja posto à frente da defesa.

Nos ainda poucos anos que levo de treinador desenvolvi a convicção que de que se deve abordar o jogo pela perspetiva do ataque pela simples razão que a meu ver o objetivo do jogo não é recuperar a bola mas sim marcar mais pontos que o adversário. Se assim não fosse jogava-se para o 0-0.

Deixe-me acrescentar de resto que concordo com tudo o que disse relativamente ao espirito e trabalho de equipa que se desenvolve com a defesa e que nao se entenda pelo meu comentário que não considero a defesa fundamental para "ganhar campeonatos".

Tomás Freitas
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária