O Campo MVP Elite
 
Localização: HOME CAMPOS CAMPOS MVP O Campo MVP Elite

O Campo MVP Elite

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 10
FracoBom 

Campo MVP ElitePassamos hoje a apresentar o segundo projeto do Campos MVP, denominado Elite. Esta nova ideia é um dos novos projetos que este ano o Nuno Tavares e o Campos MVP lançam em Portugal.

Na semana passada apresentamos o Campos MVP Formação, o projeto para atletas de escalões de formação que tem como objetivo o correto desenvolvimento dos fundamentos de jogo.

Esta semana vamos saber mais informações acerca do Campo MVP Elite. Não perca a entrevista que se segue.


Olá novamente Nuno. Como e quando surgiu a ideia do Campos MVP Elite?
O Campos MVP Elite já estava projetado na minha cabeça desde 2009 para se tornar uma realidade entre 2012 e 2014. Defendo que tem que haver uma sequência lógica num projeto relacionado com o desporto e essa sequência baseia-se muito na teoria “devemos construir uma casa das fundações para o telhado”. Sendo assim, depois de termos lançado e desenvolvido durante 6 anos o Campos MVP Formação, chegou o momento de dar sequência lógica ao projeto, e essa sequência é termos um evento para as idades que se seguem após o evento de Formação.

Onde e quando irá decorrer este Campo Elite?
O Campo MVP Elite irá decorrer na Vila de Monchique, na serra Algarvia e as datas serão de 27 de julho a 3 de agosto.

A quem é dirigido o Campo MVP Elite?
Este evento é dirigido a atletas de ambos os sexos, entre os escalões de sub-20 masculino e seniores, e último ano de sub-19 feminino e seniores, desde que a idade não ultrapasse os 23 anos. Aceitamos também jogadores de ambos os sexos na idade de sub-18 que estejam inseridos nos Centros de Alto Rendimento do Jamor.

O que pretendes desenvolver nos atletas que participam no campo?
Além da sequência lógica de termos um evento para a formação e depois um evento para a especialização, este campo é o início de um conjunto de ideias que se foram tornando realidade com o passar dos anos. Primeiro estamos abrindo mais um capítulo em termos de campos de basquetebol em Portugal para este faixa etária, mas o que mais me motiva neste projeto, é a plataforma que estamos a criar entre Portugal e os Estados Unidos (querendo alargar a outros países). Esta plataforma passa por, neste evento específico, termos um quantidade grande de treinadores de liceu e universidades norte-americanas, que não só trazem metodologias de trabalho bem diferentes do que temos em Portugal, como poderão trabalhar com jogadores do nosso país de modo que, a pouco e pouco, possamos começar a por mais atletas a jogar nestas instituições no outro lado do Atlântico. Penso que está na altura de começarmos a investir nos nossos atletas, e no meu ver, nada melhor que enviá-los para o melhor basquetebol de formação do mundo, dar-lhes a oportunidade de uma formação académica, uma experiência de vida única e, um dia, eles regressarão a Portugal para contribuir com tudo o que lá aprenderam. Este é o caminho, a meta e um dos grandes objetivos do Campos MVP Elite.

Quantos dias de duração terá este campo? Porquê?
O Campos MVP Elite terá a duração de 7 dias. Ao contrário do de Formação (onde são 14 dias) aqui estamos a trabalhar atletas numa faixa etária onde os seus conteúdos técnicos já são de especialização e não formação, neste sentido, os 7 dias do evento são suficientes para que estes mesmos atletas possam absorver e desenvolver conteúdos técnicos e táticos mais avançados.

E quantas horas de trabalho diário? Porquê?
Iremos ter a mesma estrutura do Campos MVP Formação, ou seja, os atletas irão treinar 6 horas por dia, 3 horas de manhã mais 3 horas de tarde. Tratando-se de atletas mais velhos, o treino irá acabar por ser mais “rentável” pois, como disse anteriormente, estas atletas já terão certos conteúdos técnicos mais trabalhados do que os mais novos.

Iremos dar muita ênfase ao lançamento, drible, passe, mas iremos também fazer um trabalho mais exigente no que diz respeito a algumas componentes táticas, especialmente a ocupação correta do espaço no campo e as suas leituras.

Teremos competição (Liga MVP) e iremos trabalhar também a parte física em termos da qualidade do movimento e do ensino de prevenção de lesões, ferramentas importantes para um atleta a médio longo prazo.

Como será formada a equipa técnica dos Campos MVP Elite?
A equipa técnica será formado por 3 treinadores estrangeiros, neste momento já temos como certeza Chad Wilkerson (Liceu Cristão de Trinity, Dallas) e Mack Tuck (Universidade de Northwood, Dallas), sendo que o terceiro treinador será uma surpresa, iremos anunciar assim que as “negociações” estejam finalizadas. Além destes treinadores iremos ter dois terços dos treinadores que irão fazer parte do Campos MVP Formação, sendo que já estão confirmados para o de Elite, João Carvalho e Guilherme Aleixo.

Quantos treinadores irão trabalhar nesse campo e porque escolheste essa proporção treinador/atleta?
Vamos dar continuidade ao que iremos fazer no de evento de Formação, ou seja, ter 2 treinadores por cada grupo de 8 jogadores (32 atletas no máximo). Sendo assim teremos 2 treinadores para cada grupo, 1 estrangeiro e 1 português. Este evento também serve como uma etapa de aprendizagem para os treinadores portugueses que irão certamente trocar ideias e metodologias de trabalho com os treinadores de outros países presentes no evento.

Quais são as condições alimentares e de descanso?
O bom de trazermos 6 anos de eventos já realizados é que já temos uma estrutura bem testada em termos do seu funcionamento extra basquetebol.

As condições alimentares são muito boas, embora alguns atletas estranhem ao início pois muitos vêm de um sistema onde comem quando querem e o que querem sem que existam regras essenciais de nutrição (especialmente em termos de legumes, fruta, sopa, peixe) mas esperamos que por serem atletas mais velhos possamos ter mais facilidade em que eles possam entrar facilmente no nosso plano de nutrição. No Campos MVP cada atleta come pelo menos 6 vezes por dia, sendo que prevalece a qualidade em detrimento da quantidade pois irão ter muito desgasto físico, daí a nossa nutricionista elaborar um plano alimentar de modo a que dê resposta às necessidades calóricas.

Em termos de descanso não poderíamos estar em melhor local. Monchique é uma vila paradisíaca, na serra algarvia, onde o sossego impera, apresentando temperaturas amenas mesmo no pico do verão. Este ano iremos introduzir descansos obrigatórios depois do almoço e iremos ser muito rigorosos, não só com o recolher para os quartos, à noite, como iremos estipular uma hora a partir da qual o silêncio é obrigatório dentro dos próprios quartos de modo a que os atletas possam ter as horas suficientes de descanso para puderem estar preparados para o dia seguinte.

Por fim, qual é a tua mensagem para os leitores do Planeta Basket?
Acreditem no trabalho que este site vem a desenvolver dia após dia nestes anos que já se encontra em funcionamento. Todos podemos, de uma maneira ou de outra, contribuir para que a nossa modalidade possa finalmente ser uma referencia tanto no nosso país como fora dele.

Vivendo fora do país é um dos meus sites de referência, onde tenho bastante prazer em escrever um artigo semanal e onde posso estar a par de todas as notícias da nossa modalidade.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária