Montijo BB mais forte
 
Faixa publicitária
Localização: HOME Diversos Competições: Diversos Montijo BB mais forte

Montijo BB mais forte

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 2
FracoBom 

Ana GranjaO Montijo BB repetiu a vitória alcançada em Novembro (53-75) ante o CAR Jamor Feminino, desta feita por números ligeiramente mais expressivos, nomeadamente em termos ofensivos (84-52).

No jogo da 1ª volta as montijenses actuaram só com uma norte-americana (Monae Baker), enquanto que agora também jogou Cherise Dantel.

A curiosidade deste encontro é que no colectivo de Kostourkova alinhou Claire Pinto (extremo, 1,84m) que joga na 2ª equipa do Tarbes a disputar a 2ª Divisão Nacional. A jovem jogadora (completa 18 anos em Abril) veio fazer uma semana de treinos no CAR Jamor, tendo a seleccionadora Mariyana Kostourkova aproveitado a oportunidade para a ver em jogo, a fim de melhor se poderem aferir as suas capacidades. Claire, que regressa esta tarde a Bordéus, cidade onde vive, é filha de pai português e mãe francesa, sendo por isso possível requerer a nacionalidade portuguesa.

No 1º período (26-9), o CAR Jamor entrou melhor chegando com alguma facilidade a 0-5 e 2-7, com a capitã Ana Granja a assumir as despesas da marcação (1 triplo e 2 duplos). Mas algum deslumbramento e basicamente o acertar das marcações por parte das anfitriãs resultou num parcial de 22-0 em pouco mais de 5 minutos. Para isso muito contribuiu a base Márcia Carvalho, a criar muitos desequilíbrios ante a sua adversária directa e a marcar com eficácia, bem como a norte-americana Cherise Daniel . Muitos erros na transição defesa-ataque com sucessivas perdas de bola (21 turnovers em 10 minutos), deficiente recuperação defensiva e a diferença pontual avolumou-se num instante.

No 2º quarto (17-17) as comandadas de Kostourkova reagiram como se impunha, baixando a fasquia para 9 pontos (30-21), depois de um parcial de 4-12. Lutando na tabela ofensiva as postes do CAR Jamor iam provocando faltas em acto de lançamento, com direito a irem para a linha de lance livre. Mas novo período de desconcentração do CAR Jamor permitiu às montijenses um parcial de 7-0 (37-21 no minuto 18), com Ana Regala e Joana Canastra a aparecerem como marcadoras, o que obrigou a seleccionadora nacional a parar o cronómetro. Alguma melhoria mas o intervalo chegou com o Montijo BB na frente (43-26), a mesma diferença verificada no quarto inicial.

No 3º período (20-9) o CAR Jamor voltou a entrar mal, consentindo um parcial de 8-2, com os dois primeiros cestos em jogadas de contra-ataque. Ganhando a luta das tabelas e de novo com as suas principais pedras em campo (Márcia e Cherise), lançando com maior eficácia nomeadamente nos duplos, as anfitriãs ampliaram a vantagem que ao cabo de 30 minutos jogados era de 28 pontos (63-35).

No último quarto (21-17) as pupilas de Kostourkova revelaram-se menos inseguras, fazendo inclusive menos turnovers que as adversárias e simultaneamente mais esclarecidas na manobra ofensiva, puderam equilibrar de novo as operações com um forcing final que lhes permitiu ultrapassar os 50 pontos já no minuto 40.

Resultado final: Montijo BB 84-52 CAR Jamor Feminino

Nas vencedoras destaque para a já referida Márcia Carvalho, MVP do jogo (20,0 de valorização) que em 20 minutos de utilização contabilizou 15 pontos, 5/7 nos duplos, 5 ressaltos sendo 1 ofensivo, 3 assistências, 4 roubos e 3 faltas provocadas, com 5/6 nos lances livres. Foi bem secundada por Cherise Daniel (19,0 de valorização) que contribuiu com 13 pontos, 6/7 nos duplos, 4 ressaltos defensivos, 4 assistências e 2 roubos, com Joana Canastra a revelar a sua empatia com o cesto (13 pontos, 3/4 nos duplos e 2/4 nos triplos), enquanto Ana Regala apresentou a sua habitual vivacidade (7 pontos, 2/2 nos duplos, 1/3 nos triplos, 3 assistências e 2 roubos).

No CAR Jamor a mais valiosa foi a capitã Ana Granja (19,0 de valorização) com um excelente quarto inicial, ao anotar 16 pontos (melhor marcadora da partida), 7 ressaltos sendo 2 ofensivos, uma assistência, 1 roubo e 3 faltas provocadas, com 3/4 nos lances livres. Foi bem acompanhada pela poste Maria Kostourkova (18,0 de valorização) ao somar 11 pontos, 3 ressaltos sendo 2 ofensivos, duas assistências, 4 roubos, 2 desarmes de lançamento e 6 faltas provocadas, com 7/12 nos lances livres, com o senão de ter feito 8 turnovers, a que porventura não é alheio algum cansaço (é uma jogadora muito utilizada pelo seu clube na Liga Feminina e no Campeonato Nacional de Sub-19). A base Susana Lopes esteve bem nas tarefas defensivas (1 ressalto defensivo, 5 roubos e 5 faltas provocadas), contribuindo ainda com 3 passes decisivos. A estreante Claire Pinto em quase 30 minutos de utilização contribuiu com 4 pontos (bom 2º período), 3 ressaltos defensivos, 3 roubos e duas faltas provocadas. Naturalmente que com 3 treinos não se lhe podia exigir mais, revelando contudo potencial para discutir um lugar na selecção nacional que estará na Croácia, com o objectivo de tentar garantir a manutenção na Divisão A.

O triunfo do Montijo BB não sofre contestação. Dominou as tabelas (40-28 ressaltos), particularmente a tabela defensiva (28-18), foi mais colectivo (17-13 assistências), cometeu menos erros (27-31 turnovers), roubou mais bolas (24-18 roubos) e lançou com maior eficácia, quer nos duplos (55%-36%), quer nos triplos (25%-22%), quer ainda da linha de lance livre (76%-67%), falhando apenas 4 tentativas em 17, contra 6 em 18 do adversário.

O CAR Jamor só se superiorizou nas faltas provocadas (10-18) e nos desarmes de lançamento (0-4), repartidos igualmentepor Maria Kostourkova e Chelsea Guimarães.

Ficha de jogo
Pavilhão Municipal do Montijo

Montijo BB (84) – Márcia Carvalho (15), Maria Soeiro (5), Cherise Daniel (13), Monea Baker (10) e Vânia Sousa (6); Jéssica Costa (6), Joana Canastra (13), Ana Regala (7), Nádia Palongo, Raquel Jamanca (7), Bruna Mendes (2) e Inês Martins

CAR Jamor Feminino (52) – Susana Lopes (2), Mª Inês Santos (4), Ana Granja (16), Chelsea Guimarães e Maria Kostourkova (12); Emília Ferreira (8), Catarina Cavaco, Claire Pinto (4), Constança Neto, Mafalda Marques (4), Maianca Umabano (3) e Andreia Peixoto

Por períodos: 26-9, 17-17, 20-9, 21-17
Árbitros: Alexandre Ferreira e Miguel Pinto

O próximo compromisso do CAR Jamor está agendado para o dia 13 de Março, às 21H00, para a recepção ao SIMECQ, no Pavilhão LORD (Faculdade de Motricidade Humana).

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária