Portuguesas cedem na final
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SUB-16 FEMININOS Sub 16 Femininos: Noticias Portuguesas cedem na final

Portuguesas cedem na final

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 16
FracoBom 

Maria KostourkovaA seleção nacional de sub-16 femininos foi derrotada pela Sérvia (54 – 58) no jogo decisivo do Campeonato da Europa, divisão B. Mas a excelente participação das portuguesas

nesta competição que decorreu em Matosinhos não pode ficar marcada por uma derrota num jogo que poderia ter sido ganho por qualquer um dos conjuntos.

O 2.º lugar e a promoção à divisão A são conquistas muito importantes para o basquetebol nacional. Para além do sucesso dentro de campo, as jovens foram também capazes de levar milhares de pessoas a ver basquetebol em Matosinhos, algo de louvar e que mostra que a modalidade continua a gerar muito interesse.

Numa final as emoções tomam quase sempre o lugar principal e o nervosismo parece ter sido o maior inimigo das portuguesas, principalmente na 2.ª parte.

Portugal começou a partida de uma forma asfixiante. Em seis minutos, a equipa orientada por Ana Neves sofreu apenas dois pontos e marcou dez, colocando-se na frente e dando um sinal bem claro que estava na final para ganhar.

As sérvias pareciam um pouco atordoadas com o golpe que as lusas tinham infligido. Só no 2.º período a equipa de leste conseguiu equilibrar o jogo graças a um parcial de 0 – 7 que reduziu para apenas um ponto a diferença entre as duas equipas. Até ao intervalo houve algumas mudanças na liderança do marcador mas foi Portugal que chegou ao descanso em vantagem (25 – 24).

Mas a paragem não foi boa para as portuguesas. O nervosismo e alguma precipitação diminuíram a eficácia ofensiva que caiu para os 27,9%. A diferença mais evidente entre as duas equipas esteve nos lançamentos de três pontos. Enquanto a Sérvia esteve com a mão quente, convertendo seis das suas dez tentativas, Portugal apenas converteu duas em 20.

Apesar das lusas terem tido mais 13 oportunidades para lançar ao cesto que as suas adversárias a frieza das sérvias acabou por levar a melhor e depois de terem conseguido a liderança no 3.º período nunca mais a largaram.

O grande coração da seleção nacional, que nunca desistiu, ainda permitiu que a diferença fosse reduzida para apenas dois pontos com apenas dez segundos para jogar. Mas novamente a frieza das sérvias voltou a levar a melhor e dois lances-livres convertidos estabeleceram o resultado final em 54 – 58.

A dupla interior composta por Maria Kostourkova (22pts. e 14ress.) e Chelsea Guimarães (14pts. e 10ress.) voltou a ser decisiva para o jogo português, dominando completamente as áreas próximas do cesto.

Manuel Fernandes e Maria Kostourkova

Kostourkova acabou mesmo per ser a MVP do torneio, sendo a 2.ª melhor marcadora (17,1) e a 2.ª melhor ressaltadora (13,7) da divisão B do Campeonato da Europa. Destaque tambem para Carolina Bernardeco, eleita para o 5 ideal da competição.

Carolina bernardeco e Maria Kostourkova 

 

Comentários 

 
0 #1 Humberto Gomes 02-09-2013 10:09
Uma unica palavra, para alimentar um reconhecimento e, porque é mais nobre, ao mesmo tempo um sentimento : PARABENS !
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária