Ora defendes tu ora defendo eu
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias Ora defendes tu ora defendo eu

Ora defendes tu ora defendo eu

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

CNB1 SulNão se pode dizer que o Ginásio Olhanense-Ferragudo a contar para a jornada 11 do grupo Sul B da 1ª Divisão tenha sido uma grande demonstração de jogo colectivo,

mas não faltou iniciativa nem espírito de luta de parte a parte. As duas equipas privilegiaram as iniciativas individuais como soluções de ataque e na defesa alternaram períodos de concentração com outros de alguma permissividade mas, curiosamente, entre conjuntos que gostam particularmente de progredir a driblar para o cesto foram as opções defensivas e a capacidade do lançamento exterior que acabaram por ser determinantes.

O 1º período foi jogado em velocidade com tempos de ataque curtos a terminarem na maior parte dos casos em lançamentos debaixo do cesto. O Ginásio Olhanense ganhou rapidamente avanço no marcador mas a reacção do Ferragudo permitiu-lhe minimizar a desvantagem ao fim dos 10 minutos iniciais (25-19). No 2º quarto a equipa visitante melhorou na defesa e o ritmo da cavalgada inicial do conjunto da casa abrandou a tal ponto que, de 25 pontos passou para apenas 5. Apesar de também ter baixado a sua marcação, os 14 pontos do Ferragudo foram suficientes para terminar a 1ª parte em vantagem (30-33). Depois do intervalo foi a vez da equipa da casa voltar convencida de que era necessário defender para vencer o jogo. A zona dos locais fechou o caminho às penetrações adversárias e a diferença de eficácia no lançamento exterior fez o resto. O Ferragudo marcou apenas 2 pontos no 3º período, que terminou com o Ginásio Olhanense na frente (51-35) e com o resultado do encontro praticamente resolvido.

Nos últimos 10 minutos os visitantes não conseguiram contrariar o controlo da posse da bola por parte dos locais. Os tempos de ataque aumentaram, o ritmo do jogo baixou e a diferença no marcador deixou de oscilar como nos períodos anteriores, fixando-se o resultado nos (62-48) finais. Com esta vitória o Ginásio Olhanense confirmou a sua posição privilegiada para acompanhar Imortal e Reguengos de Monsaraz no acesso à 2ª fase, enquanto o Ferragudo se mantém na discussão pelo 4º lugar, em que tem como principal adversário o Beja, que nesta 11ª jornada venceu em casa os Salesianos de Évora (82-71). Os Tubarões, vencedores em casa do Grândola (70-51), embora mais distantes não estão ainda matematicamente afastados desta luta.

No Sul A Estoril Basket e União Sportiva estiveram em destaque. O conjunto do Estoril foi vencer fora o Barreirense (60-62), devolvendo a derrota caseira da 1ª volta e isolando-se no 1º lugar do grupo. O Algés “B” vencedor em casa da AEFCT (102-64) igualou o Barreirense no 2º lugar, ambos com mais uma derrota que os estorilistas. O Estoril Basket-Algés “B” da penúltima jornada será determinante para definir a ordem dos 3 primeiros, a menos que algum dos concorrentes ao 4º lugar ainda crie uma surpresa. O União Sportiva, com duas vitórias em casa, ambas apertadas, sobre o Seixal (71-69) e sobre o Montijo (49-45) isolou-se no 4º lugar com menos duas derrotas que Basket Almada e Seixal e é agora o principal candidato a completar o lote dos apurados para a 2ª fase. O Basket Almada cumpriu nesta jornada a sua obrigação ao vencer fora o Basket Queluz (55-75), mas vai ficar dependente, tal como o Seixal, dos resultados que a equipa açoriana conseguir nas 4 jornadas que faltam. Quem dá sinais de melhoria é o Cruz-Quebradense  que bateu em casa o Montijo (88-85), enquanto o Estoril Praia somou mais uma derrota na recepção aos Salesianos OSJ (47-72).

No Centro/Sul o Belenenses-Atlético justificou plenamente a classificação de jogo da jornada. Em Belém mora presentemente aquilo que se pode qualificar como uma equipa cheia de saúde, que alia uma excelente condição física à confiança que as vitórias trazem. Os pontos fortes dos visitantes são outros: experiência, qualidade técnica e conhecimento do jogo. Resultou daqui um encontro equilibrado e bem jogado na maior parte do tempo. O Atlético liderou o marcador até perto do fim mas não conseguiu evitar o empate sobre o final dos 40 minutos (69-69). No prolongamento vieram ao de cima o desgaste físico e os problemas de faltas que o ritmo imprimido ao jogo pelo Belenenses provocou no Atlético, e a vitória pendeu para o lado azul (79-76). O conjunto do Restelo deu um passo importante para conseguir o 1º lugar do grupo mas será a visita da Física ao Restelo na jornada 20 que ditará a decisão definitiva sobre a ordem dos 3 primeiros. Dos encontros da jornada 18 merece também realce a vitória da Academia “B” na visita ao Rio Maior (53-57). O NB Queluz bateu em casa o Chamusca (75-60), tal como o Técnico fez frente ao Malveira (89-62). A Física somou igualmente mais uma vitória na visita ao Odivelas (52-76).

 A 19ª jornada do Sul A e Centro/Sul e a 12ª do Sul B disputam-se no próximo fim de semana, com alguns encontros marcados para 4ª, 5ª e 6ª feira. É no entanto já conhecido que o encontro marcado para 4ª feira na Tapadinha não se realizou devido à humidade no piso de jogo.

12 de Fevereiro

  • Atlético-NB Queluz às 21:30h no Pav. da Tapadinha

13 de Fevereiro

  • Malveira-Belenenses às 21:30h no Pav. Mun. Engº M. dos Santos

14 de Fevereiro

  • Física-Técnico às 21:30h no Pav. da Física – Torres Vedras
  • Salesianos OSJ-Barreirense às 21:30h no Pav. das Oficinas de S. José
  • Ferragudo-Imortal às 21:30h na Nave Desp. de Ferragudo

15 de Fevereiro

  • Chamusca-Rio Maior às 17:00h na Esc. EB 2,3 da Chamusca
  • Montijo-União Sportiva às 15:00h no Pav. Mun. nº1 do Montijo
  • Grândola-Ginásio Olhanense às 15:00h no Complexo Desp. José Afonso
  • Salesianos Évora-Tubarões às 17:00h no Pav. D. Bosco
  • Reguengos de Monsaraz-Beja às 17:00h no Pav. de Reguengos de Monsaraz
  • Estoril Basket-Cruz-Quebradense às 18:30h no Pav. de Manique-Salesianos
  • Seixal-Algés “B” às 18:30h no Pav. sede do Seixal
  • Basket Almada-Estoril Praia às 20:30h no Pav. Mun. da Costa da Caparica

16 de Fevereiro

  • AEFCT-Basket Queluz às 11:00h no Pav. Mun. da Costa da Caparica
  • Academia “B”-Moscavide às 17:30h na Esc. Sec. do Lumiar
  • Ferragudo-Salesianos Évora às 15:00h na Nave Desp. de Ferragudo

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária