Dando continuidade às preocupações levantadas no artigo da semana passada, gostaria de passar à prática partilhando um exercício que,
nas equipas de formação tem sido de enorme utilidade na abordagem dos fundamentos do passe e recepção com oposição – O macaco no meio. Importa dizer que não é este exercício a chave milagrosa da resolução de todos os problemas do passe, sendo porém um exercício “antigo”, simples e onde é possível hierarquizar a abordagem das ferramentas necessárias para ultrapassar a pressão exercida pelo defensor.
Ainda no que respeita ao historial do exercício importa referir que, o facto de acreditar na sua utilidade remonta aos tempos de praticante, assim como resulta de contributos de companheiros treinadores que lhe deram ainda mais riqueza – José Miranda e Xavier Silva assim se destacam neste capítulo.
Na sua essência o exercício situa-se na lógica do exercício da “rabia” com 3 jogadores. Contudo, entendemos a sua importância como um enriquecimento de exercícios analíticos onde as várias formas de realizar um passe com oposição se realizam sem a presença do principal problema – o defensor.
Pode ver o exercício aqui.
Para ler o artigo precisa de Adobe Reader. Pode fazer o download de programa aqui.