Jordan só sabe vencer
 
Localização: HOME

Jordan só sabe vencer

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

Jordan Red JerseyUma camisola mítica que se mantém como a grande referência da história da NBA e do basquetebol mundial, a jersey número 23 com o vermelho dos Bulls usada por Michael Jordan foi a grande vencedora do primeiro PB Store jersey contest. Numa final disputada diante da camisola amarela

dos LA Lakers com o número 24 de Kobe Bryant, Jordan acabou por prevalecer, obtendo 53% dos votos dos seguidores do Planeta Basket Store no Instagram.

altPara chegar à grande final, Jordan deixou pelo caminho as camisolas de Blake Griffin (Clippers - 97/3), Clyde Drexler (Blazers - 94/6), Shaquille O’Neal (Lakers - 75/25), Tracy McGrady (Magic - 83/17) e Larry Bird (Celtics - 84/16). Já a camisola de Kobe Bryant superou as de Lebron James (Cavaliers - 75/25), Grant Hill (Pistons - 84/16), Shaquille O’Neal (Magic - 83/17), Allen Iverson (Sixers - 68/32) e Stephen Curry (Warriors - 69/31).

Mais de duas décadas após a última vez que envergou a mítica camisola 23 dos Bulls, Jordan continua a ser idolatrado por adeptos de várias gerações, mesmo dos mais jovens. Para isso, em alguma medida terá contribuído o documentário lançado em 2020 "The Last Dance", que permitiu aos mais antigos reviverem boas memórias da década de 90 e aos mais jovens poderem sentir um cheirinho do fenómeno que foi Michael Jordan enquanto jogador. Kobe Bryant foi um digno vencido e a sua camisola foi a única a conseguir equilibrar e assustar os fãs de Jordan. A fechar o pódio ficaram as camisolas de Larry Bird e de Stephen Curry, a única de um jogador ainda no ativo a conseguir atingir as meias-finais deste concurso.

Algumas curiosidades estatísticas

Entre primeira e segunda ronda, oitavos, quartos, meias e final, foram 63 os duelos disputados. Destes, o jogador com mais duelos disputados foi Shaquille O'Neal com 9, dos quais venceu 5. Allen Iverson disputou 8 e Tracy McGrady 7, sendo que todos eles tinham mais do que uma camisola em competição. Michael Jordan com 6 vitórias em 6 duelos, curiosamente o mesmo número de anéis de campeão em tantas outras finais da NBA, foi logicamente o único 100% vitorioso. Kobe Bryant (83%) e Stephen Curry (80%) seguem-se na lista de % de vitórias.

Olhando para os dados por equipa, há a destacar os 80% obtidos pelos Warriors, à conta de Stephen Curry, seguido pelos 75% da já extinta equipa dos Supersonics e da camisola de Kevin Durant. Lakers e Sixers completam o pódio com 71% de vitórias. Pela negativa, há a destacar os recordes negativos de Hawks e Grizzlies que perderam cada um três duelos.

Entretanto, na categoria votações mais equilibradas, há a realçar as vitórias de Clyde Drexler (Blazers) sobre Chris Webber (Kings) por 2 votos, de Dennis Rodman (Pistons) diante da versão Hyper Hoops da camisola de Larry Bird (Celtics) por escassos três votos e de Scottie Pippen (Blazers) que bateu Dikembe Mutombo (Hawks) por 4 votos. Mas o duelo mais equilibrado foi protagonizado pela camisola branca de Vince Carter (Raptors) e pela amarela de Shaquille O'Neal (Lakers) vencido por este último por apenas 1 voto. Uns dias mais tarde, Carter acabaria por se "vingar" ao superar O'Neal na disputa entre as versões Hyper Hoops das camisolas roxas das respetivas equipas.

No lado oposto do equilíbrio, há a destacar as vitórias estrondosas de Jordan frente a Blake Griffin e Clyde Drexler, os únicos a não conseguirem atingir percentagem de votos na casa das dezenas.

PB Store jersey contestNuma competição recheada de história, o sorteio acabou por ditar alguns confrontos particularmente picantes entre jogadores que se defrontaram várias vezes dentro do campo. Foram os casos dos duelos entre Dennis Rodman e Larry Bird, Tracy McGrady e Allen Iverson, Michael Jordan e Clyde Drexler, Pau Gasol e Shaquille O'Neal, Steve Nash e Shaquille O'Neal, LeBron James e Kobe Bryant ou Shaquille O'Neal e Kobe Bryant. Curiosos foram também os emparelhamentos entre camisolas das mesmas equipas, casos dos duelos entre Scottie Pippen e Dennis Rodman (Bulls), Shaquille O'Neal e Penny Hardaway (Magic) ou Tim Duncan e Manu Ginobili (Spurs).

Não podemos fechar este primeiro "PB Store contest" sem agradecer a todos os que votaram dia após dia na sua jersey preferida. E dentro em breve, é possível que tenhamos novos concursos e novas votações na página planetabasketstore no instagram.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária