Refletir sobre comparações
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ENTREVISTAS Refletir sobre comparações

Refletir sobre comparações

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 16
FracoBom 

altA par dos companheiros Carlos Bio e Júlio Silva, que infelizmente e ao fim de tantos anos, pelo que soube, abandonaram este ano as lides basquetebolísticas, sou pelo que vou vendo no facebook, como eles, um admirador da obra e do trabalho de Maurício Mondoni.

Na senda das reflexões sobre comparações que tenho vindo a escrever, houve dois textos publicados pelo Mondoni, que me chamaram à atenção. O primeiro publicado em 26 de julho, sobre as causa das dificuldades motoras das crianças dos nossos dias, e outro com a comparação de horas dedicadas à educação física em diversos países da Europa. Segundo Mondoni, o baixo número de horas de educação física na escola são mais um contributo para uma iliteracia motora, que se verifica nos dias de hoje. Em Itália é cada vez maior o número de crianças com dificuldades motoras. No seu texto ironiza, afirmando que as crianças que chegaram aos campus de minibásquete que ele dirigiu, exercitaram mais numa semana que no ano inteiro na escola.

Depois menciona a ausência de brincadeiras de rua, como saltar à corda, jogar à bola, jogar às escondidas, etc…. Refere ainda que as crianças vão sempre de carro para a escola e passam horas infinitas agarradas a telemóveis e videojogos. Algo me diz que temos uma realidade muito semelhante. Finalmente conclui que a culpa das dificuldades reveladas não é seguramente das crianças.

Noutra publicação, mais recente apresenta o seguinte levantamento comparativo das horas de educação física em diversos países europeus:

Horários semanais das aulas de educação física

Horários semanais das aulas de educação física

Como Portugal não estava incluído na comparação e não estou de posse desses dados deixei em branco. Contudo, o que me chamou à atenção neste quadro comparativo apresentado pelo Mondoni, foram as 5 horas semanais na França, Bélgica de Holanda logo na infantil. No mínimo dá para pensar, a importância que estes países, ao contrário de Itália, dão a uma fase tão importante do desenvolvimento motor.

 

Comentários 

 
0 #2 San Payo Araújo 31-10-2022 10:47
Caro Humberto
Em primeiro lugar muito obrigado por de volta e meia comentares os meus artigos. As tuas opiniões são sempre um estímulo suplementar para continuar a expor as minhas reflexões.
Depois como tenho vindo a alertar nestas comparações temos sempre que estar conscientes do contexto. A título de exemplo em Espanha a escolaridade acaba muito mais cedo do que no nosso país, o que proporciona muito mais tempo livre para atividades desportivas. Em Espanha o que estranho é a ausência de tempos de educação física na Infantil. Contudo para compreender a dimensão dessa ausência teríamos de conhecer melhor os programas propostos para essa fase de aprendizagem.

Um abraço
Citar
 
 
+1 #1 Humberto Gomes 29-10-2022 05:49
ISan Payo : Interessante, muito, essa divulgação, que dará para, em termos comparativos, também, muito meditar sobre as consequências da ileteracia motora e as (não) brincadeiras de rua...Brincadeiras de rua...onde nuestros hermanos são um belíssimo exemplo, inclusivé na nossa modalidade, onde, para além de se brincar, também se joga (!) na rua...(!), particularmente aos sábados de manhã ! Pena que não estejam espelhados os dados de Portugal..., mas equacionando perceção, decisão e execução..., nada nos surpreenderia ! Razão pela qual...'até mais ver'..., com mais uma jornada de pesca...à vista ! Tanta pesca, assim, Humberto ?! Pois, pois...sistema (que não temos !) a quanto obrigas ! Mas, respeitando muito o Carlos Bio e o Julio Silva, confesso ser mais adepto da 'água mole...' Em respeito para com o elemento fundamental do jogo : o atleta e, sejamos intelectualment e honestos, sempre vai incomodando...algumas nefastas 'mordomias' instaladas ! Abraço fraterno.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária