Com ou sem Clarissa... eis a questão
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LIGA FEMININA Liga Feminina: Noticias Com ou sem Clarissa... eis a questão

Com ou sem Clarissa... eis a questão

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Prognosticar não é tarefa fácil, nomeadamente quando estão em jogo vários graus de liberdade. No concreto da modalidade que defendemos há muitos anos, para além das percentagens de lançamento, da luta de ressaltos, das assistências e dos roubos de bola, dos turnovers, das posses de bola, estes são de uma forma genérica os indicadores decisivos através dos quais se consegue explicar normalmente porque é que a equipa X venceu e pela inversa porque é que a equipa Y perdeu. Mas há um outro factor que pode ter peso determinante no rendimento de uma equipa, que é a ausência de uma jogadora chave.
 
Vem este preâmbulo a propósito do jogo 3 da final do play-off da Liga Feminina, agendado para este sábado, no pavilhão municipal de Vagos, entre os dois finalistas, Vagos e Olivais. Este está em vantagem (2-0), estando portanto a uma vitória de revalidar o título de campeão nacional feminino. Nas duas partidas realizadas em Coimbra no passado fim-de-semana, a ausência da poste brasileira Clarissa dos Santos no xadrez da turma de Nuno Ferreira pesou e de que maneira, nomeadamente no primeiro encontro, em que a superioridade do Olivais nas tabelas foi avassaladora (40-18 ressaltos). Mas no dia seguinte com as mesmas intérpretes em campo, o equilíbrio na luta de ressaltos foi uma realidade (30-28). Como é que isto se explica? Claro que teve de haver uma análise criteriosa por parte do técnico vaguense em relação ao "filme" do jogo, procurando incentivar as suas jogadoras para uma atitude mais proactiva na luta pela posse de bola após o lançamento das adversárias. Depois também o próprio modelo de jogo do Vagos com ou sem Clarissa não é necessáriamente o mesmo, porque a jogadora que a substituiu tem outras características.

Por tudo isto, se Clarissa alinhar, as campeãs nacionais irão ter um osso muito duro de roer, não querendo com isto dizer que não possam levar o troféu para Coimbra já no sábado. Se acontecer a vitória para as anfitriãs, terá que haver quarto jogo no domingo, no mesmo recinto. Saibamos aguardar com calma e tranquilidade. O que for soará. Que vença o melhor.

Jogo 3 (Sábado)

Vagos-Olivais (18H00)

Jogo 4 (Domingo), se necessário

Vagos-Olivais (19H30)
 
Arquivo: Liga Feminina
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária