Portugal mais forte na ponta final
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SENIORES FEMININOS Seniores Femininos: Noticias Portugal mais forte na ponta final

Portugal mais forte na ponta final

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Terminou com a vitória portuguesa o jogo da 1ºa jornada do Torneio Internacional 18 Maio, organizado pela Federação Angolana de Basquetebol na cidade do Lubango (Huila). Mas não foi fácil o êxito luso, ante a congénere congolesa, muito forte fisicamente. Acresce a isto o cansaço decorrente da viagem Lisboa – Luanda, uma noite curta em que não foi possível recuperar e uma espera de 4 horas no aeroporto antes da partida para o Lubango, ontem de manhã.
 

O programa da jornada de abertura teve que ser alterado pelo facto de a Selecção da Africa do Sul ainda não ter chegado a Angola, impedindo a realização da partida com as angolanas. O pavilhão desportivo Srª do Monte, palco do torneio, é uma moderna infra-estrutura desportiva inaugurada em 2007 aquando da realização do Afrobasket.

A partida não começou bem para as nossas cores, mas gradualmente as coisas foram-se recompondo atingindo-se o final do 1º período (17-16) com Portugal na frente através de 1 triplo de Joana Fogaça, em cima da buzina. No 2º quarto as congolesas entraram de rompante fazendo 0-6 e a partir daí andámos sempre atrás do prejuízo, indo para o descanso com o resultado desfavorável de 29-32. Com dificuldade na luta dos ressaltos e cometendo mais erros que o habitual, o seleccionado luso sofreu um parcial de 0-8, com as congolesas a dispararem de 34-35 para 34-43. A desvantagem ainda aumentou para 11 pontos (38-49), mas mesmo com Sónia Reis no banco por ter atingido a 4ª falta no minuto 28, Portugal reagiu bem e com um parcial de 8-0, reduziu o prejuízo para 46-49 no final do 3º período. O ultimo quarto começou praticamente com a exclusão de Paula Muxiri no minuto 31 (46-50), mas rapidamente as nossas representantes reorganizaram-se com Sónia Reis (19 pontos, 60% nos duplos, 6 faltas provocadas com 64% de eficácia da linha de lance livre, falhando 4 das 11 tentativas de que dispôs) a marcar 3 cestos consecutivos (52-50), levando a nossa equipa definitivamente para o comando do marcador, situação que não mais abandonou até ao final do encontro. Aproveitando alguma quebra física das congolesas, que começaram a falhar vários lances livres ao contrário do que sucedera até ao final do 3º período, as comandadas de Carlos Portugal souberam, com o aumento da eficácia (42%, com 5 em 12 tentados) nos lançamentos do perímetro ( 3 triplos nos últimos 4 minutos) e através de roubos de bola concretizados por Ana Fonseca (11 pontos, 4/5 nos duplos, 3 ressaltos ofensivos e 4 roubos), mesmo com as desqualificações de Sónia Reis (54-51 no minuto 35) e Carla Nascimento (59-52 no minuto 38), gerir e mesmo consolidar o pecúlio até ao apito final (69-58).

Além das já referidas, destaque para o desempenho de Paula Muxiri, MVP da partida, ao contabilizar 10 pontos, 10 ressaltos, 2 assistências, 3 roubos, 3 desarmes de lançamento, com 75% dos lances livres (3/4), e ainda para o utilidade de Susan Foreid nos aspectos defensivos (7 ressaltos, 2 roubos, 4 assistências e 4 faltas provocadas, com 4/6 nos lances livres).

O seleccionador Carlos Portugal sintetizou o comportamento das suas pupilas: "A nossa 1ª parte foi muito fraca. O único motivo que encontro para tal, para além do cansaço da viagem, foi alguma desconcentração da nossa equipa. No reatamento entrámos melhor, muito embora a selecção do Congo não seja fácil, pois é muito aguerrida. Só a partir do minuto 27 começamos a reagir, defendendo de forma bem agressiva o que nos permitiu recuperar rapidamente, mau grado as exclusões de Paula Muxiri, Sónia Reis e Carla Nascimento, mostrando que a selecção nacional tem mais jogadoras de qualidade. A vitória está certa muito embora as congolesas tenham revelado também que são bastante fortes, particularmente no capítulo fisico-atlético."

FICHA DE JOGO
Portugal (69) – Carla Nascimento (10), Carla Freitas, Paula Muxiri (10), Sara Filipe (6) e Sónia Reis (19); Ana Fonseca (11), Joana Fogaça (3), Susan Foreid (4) e Débora Escórcio (6). R.D. Congo (58) – B. Celestino (6), K. Jeanine (14), Munganza Mireille (5), Y. Jolie (2) e N. Christelle (9); M. Ginette (6),  Mbiya Mireille (8), L. Rachel (6), K. Nicole, M. Flavie e N. Sipi.

Por períodos: 17-16, 12-16, 17-17, 23-9
Árbitros: Domingos Simão, Francisco Pacheco e Adriano Manuel (Angola)
 
 
Arquivo: Selecções – Seniores Femininos
 
 
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária