Canadá é o último apurado da FIBA América
 
Faixa publicitária
Localização: HOME Diversos Competições: Diversos Canadá é o último apurado da FIBA América

Canadá é o último apurado da FIBA América

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
O Canadá juntou-se a Brasil, Porto Rico, Argentina e aos previamente apurados EUA como representantes do continente americano nos mundiais de 2010. Os Canadianos afastaram os Dominicanos das meias-finais da prova e consequentemente do mundial com uma vitória por 80-76, na madrugada de sexta para sábado. O Brasil perdeu mas manteve o primeiro posto, fugindo assim ao confronto com a Argentina nas meias.
 
No jogo que encerrou esta fase e onde se decidia o primeiro lugar, Porto Rico superiorizou-se ao Brasil por 86-82, no entanto a diferença pontual não foi suficiente para os homens da casa saltarem de novo para o topo do grupo. É que Brasil, Porto Rico e Argentina terminaram esta fase com um score de seis vitórias e apenas uma derrota, e no desempate a três por cesto-average, os brasileiros acabaram por se manter no primeiro posto.
 
Porto Rico teria de ganhar por 6 pontos e esteve à beira de o conseguir, não fosse uma jogada de 3 pontos (2+1) de Anderson Varejão a escassos 12.6 segundos do final, que colocou o marcador em 86-82. Os homens da casa ainda lançaram um triplo que lhes teria dado o primeiro lugar, mas não o concretizaram.
 
O porto-riquenho Daniel Vassallo foi surpreendentemente a grande figura do jogo, terminando com 20 pontos (5-5 2pt, 3-3 3pt, 1-1 LL) em 19 minutos. Larry Ayuso com 25pts e Carlos Arroyo com 16pts e 6 ass exibiram-se a bom nível. Do lado brasileiro, perante a ausência de Leandro Barbosa, foi Anderson Varejão quem assumiu as despesas da partida, somando 22 pts e 10 ress, bem secundado por Tiago Splitter com 19 pts e 8 ress.

No jogo onde se decidia o apuramento, o Canadá superiorizou-se à República Dominicana por 80-76 e garantiu a última vaga em disputa neste campeonato para os mundiais do próximo ano. Num jogo disputado taco a taco do primeiro ao último minuto, os canadianos acabaram por ser mais consistentes, superiorizando-se aos dominicanos que se viram novamente órfãos de um dos seus melhores marcadores na prova, Francisco Garcia. Jermaine Anderson foi o melhor marcador do encontro com 21 pts.

Em grande forma está a selecção da Argentina, que depois das duas derrotas iniciais, vai em 6 triunfos consecutivos. Desta feita, o derrotado foi o Uruguai, selecção que depois de uma primeira fase prometedora, acabou por cair nesta segunda fase, perdendo todos os quatro jogos que efectuou. Num jogo disputado em ritmo de passeio, Luís Scola voltou a ser a grande referência do conjunto alvi-celeste com 19 pontos e 8 ressaltos, em apenas 20 minutos de jogo.

No primeiro jogo do dia, o México derrotou o Panamá 74-67, acabando por ficar no 7º lugar final.

A classificação desta fase ficou ordenada da seguinte forma:

1.    Brasil (6-1)
2.    Porto Rico (6-1)
3.    Argentina (6-1)
4.    Canadá (3-4)
5.    República Dominicana (3-4)
6.    Uruguai (2-5)
7.    México (1-6)
8.    Panamá (1-6)

Depois de garantido o apuramento para os campeonatos do mundo, os quatro semi-finalistas concentram-se agora noutro objectivo: o campeonato FIBA América.

Na madrugada de sábado para domingo disputam-se já os dois encontros das meias-finais.

A primeira meia final opõe Brasil a Canadá. Logo a seguir disputa-se a segunda meia-final entre Porto Rico e Argentina.

 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária