Sérvia e Espanha nos quartos de final
 
Faixa publicitária
Localização: HOME Diversos Competições: Diversos Sérvia e Espanha nos quartos de final

Sérvia e Espanha nos quartos de final

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
No último dia de competição da fase de grupos, as selecções da Sérvia e da Espanha asseguraram a presença nos quartos de final da prova. No outro jogo do dia, a Eslovénia infligiu a primeira derrota na competição à Turquia e subiu ao topo do grupo F.
 
A Lituânia foi uma das grandes desilusões deste Europeu, terminando a prova com uma escassa vitória, diante da Bulgária na primeira fase. No entanto, no jogo da despedida em que jogavam apenas pela sua honra, os lituanos venderam cara a derrota perante uma Sérvia, que apenas nos instantes finais conseguiu virar a contenda a seu favor.
 
A cerca de 5 minutos do final da partida, a Lituânia estava mesmo na frente do resultado, 71-75, mas nesse momento apareceu a temível longa distância dos sérvios, que com 4 triplos consecutivos, passaram para a frente do marcador (83-75) e não mais olharam para trás. O base Milos Teodosic foi a grande figura do encontro, ao somar 20 pontos e 12 assistências, tendo convertido dois dos quatro triplos obtidos pelos sérvios naquele parcial decisivo. Teodosic foi apenas um dos cinco sérvios a marcar na casa das dezenas. Maciulis liderou os lituanos com 20 pontos.
 
No jogo mais esperado do dia, a Espanha destroçou a selecção da casa por 90-68 e acabou com as expectativas dos adeptos polacos. Com a dupla Gasol/Navarro bastante inspirada, os homens da casa perderam a hipótese de passar à fase seguinte, que lhes permitiria continuar a sonhar com a participação em outra grande competição internacional, os mundiais de 2010 a realizar na Turquia.
 
Gasol e Navarro marcaram 19 dos 23 pontos da sua equipa no primeiro quarto e quase metade dos pontos da Espanha (43 dos 90) ao longo do encontro, sendo os grandes responsáveis pela passagem dos campeões do mundo aos quartos de final, onde vão ter pela frente a até ao momento invicta selecção Francesa.
 
Do lado da equipa da casa, a desilusão foi grande, sobretudo depois do início fulgurante de campeonato. Recorde-se que os polacos venceram os dois primeiros jogos da prova, diante de Bulgária e Lituânia, mas desde então somaram quatro desaires sucessivos, que conduziram à sua eliminação. Contudo, esta não deixa de ser uma participação satisfatória para uma selecção que normalmente não está habituada a estas andanças. Logan, com 20 pts foi o melhor marcador do conjunto, enquanto Gortat fez mais um duplo-duplo (12 pts e 12 res).
 
Depois destes dois jogos, ficaram decididos os 3º (Sérvia) e 4º (Espanha) classificados do grupo F, que já amanhã voltam a entrar em acção respectivamente frente ao 2º (Rússia) e 1º (França) classificados do grupo E.
 
Para o final do dia estava agendada a discussão do primeiro e segundo lugares do grupo F e consequente emparelhamento com os 4º (Croácia) e 3º (Grécia) classificados do grupo E, respectivamente. Foi mais forte a Eslovénia, que assim subiu ao primeiro lugar do grupo, evitando um confronto com a Grécia nos quartos de final. Os eslovenos voltaram a servir-se do seu fantástico lançamento exterior para infligir a primeira derrota no torneio à equipa turca, que desta forma se viu relegada para a segunda posição do grupo F. O extremo Nachbar (16 pts) foi o elemento mais acertado pelos eslovenos, que conseguiram vencer, apesar do jogo menos conseguido do seu poste Lorbek. O base Lakovic e o suplente Jagodnik deram o passo em frente, surgindo com lançamentos decisivos em momentos importantes do jogo e ajudando os eslovenos a sobreviver à ponta final dos turcos.

Diga-se de passagem que a Turquia ainda teve uma hipótese de ganhar o jogo com um triplo sob o apito, mas o lançamento de Atsur não entrou. Ilyasova voltou a ser o elemento mais influente dos turcos, somando 16 pts, 7 res e 4 ass.
 
Em relação aos quartos de final que se avizinham e que se vão disputar entre hoje (17/09) e amanhã (18/09), a incerteza é enorme e não se pode considerar que haja favoritos em qualquer dos embates, até porque qualquer das equipas presentes tem capacidade para seguir em frente e poder vir a sagrar-se campeã europeia.
 
Entretanto, alem do título que está em jogo, estão tambem em disputa as posições de acesso ao campeonato do mundo do próximo ano. Destas 8 selecções, a Turquia tem já presença assegurada, enquanto país organizador, pelo que das restantes 7 selecções, apenas uma vai ficar de fora.

Os jogos dos quartos de final são os seguintes:

Quinta-feira, 17/09/2009

Rússia - Sérvia (18h15, hora local)
França - Espanha (21h00, hora local)

Sexta-feira, 18/09/2009

Turquia - Grécia (18h15, hora local)
Eslovénia - Croácia (21h00, hora local)

 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária